Um mês após a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) anunciar apoio à pré-candidatura de Érika Amorim (PSD) à Câmara Federal, a deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil) deu resposta à prima e informou nesta semana o apoio ao pré-candidato a deputado estadual Vanderlan Alves (Republicanos), em uma dobradinha em Caucaia.
Nas eleições de 2022, Vanderlan somou mais de 53 mil votos à Câmara Federal, enquanto Emília obteve mais de 33 mil votos. Vanderlan buscará agora uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará, quando disputará os votos de Caucaia, o segundo maior colégio eleitoral do Ceará, com Emília Pessoa e Waldemir Catanho (PT), que já anunciou a sua pré-candidatura a estadual.
Emília Pessoa pegou de surpresa o grupo político ao qual integra, ao acreditar no apoio do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), que possui compromisso com o grupo liderado por Domingos Filho e Domingos Neto, sendo o primeiro presidente estadual do PSD.
Durante a campanha a prefeita de Caucaia, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pai da deputada federal Fernanda Pessoa, conseguiu para Emília o apoio do União Brasil, mesmo contra a vontade do presidente estadual do partido, Capitão Wagner.
Emília Pessoa ficou fora da disputa do segundo turno, por oito votos, diante do erro estratégico de agregar políticos que trabalharam contra o desenvolvimento de Caucaia e suas políticas públicas, como o Bora de Graça.
DETALHE – Nesse racha da família Pessoa, melhor para Vanderlan e Fernanda. O primeiro pela certeza da palavra cumprida. A segunda pelo potencial de aumento de votos em Caucaia.