A Festa de Iemanjá ganhará maior animação neste ano. O evento vai comemorar 60 anos e a União Espírita Cerense de Umbanda (UECUM) elaborou uma programação especial, que será cumprida nos 14 e 15 próximos, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O tema dos festejos é “60 anos de amor e luta ”.
A atual presidenta da UECUM, a líder espiritual e gestora da federação que acolhe os terreiros registrados, a mãe de santo Tecla do Caboclo Tupinambá conduz a história da trajetória desses 60 anos de resistência e valorização da representatividade sociocultural dos Festejos de Iemanjá.
“Comemoramos as bodas de diamante, com 60 anos. Sou neta de mãe Júlia, a primeira mãe de santo a ser presidenta da federação de umbanda do Ceará, fundada pelo meu pai Manoel Rodrigues de Oliveira, e nos anos 60, fundou a UECUM. Minha mãe, Suzana Sá de Oliveira também esteve à frente da luta da nossa religião e hoje continuo o legado da minha ancestralidade para que a Festa de Iemanjá, que iniciou-se na Praia do Futuro continue por muitos anos”, demarca.
Driblar preconceitos
Mãe Tecla lembra que antigamente as celebrações eram nos terreiros, e depois passou a ser pública, com as passeatas pelas ruas de Fortaleza, até que seu pai organizou o movimento e levou a caminhada à beira mar. “Naquele tempo, a gente teve que seguir para uma praia mais distante, para driblar a perseguição e o preconceito, por isso foi escolhida a praia do Futuro. Com o passar dos anos a Praia passou a ser corredor turístico e hoje é palco para a maior festa de Iemanjá da capital”. A líder também comenta sobre a força de muitos terreiros locais e regionais e de muitas caravanas, além do público da praia e turistas que fortalecem a continuidade dos festejos.
PROGRAMAÇÃO
DIA 13/08 – Abetura Cultural
Local: Centro Cultural Belchior Endereço: Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60060- 520
• 14h às 17h — Roda de conversa com as instituições realizadoras da Festa de Iemanjá
• 17h às 18h — Apresentação musical: Patrícia Adjokè
DIA 14/08 – Solenidade de Abetura da Tradicional Festa de Iemanjá
Local: Praia do Futuro, Barraca do Zé da Praia, 2551, Fortaleza – Ceará – Brasil
• 18h — Abertura oficial da Festa de Iemanjá 60 anos, no palco principal com a presença da Diretoria e dos Coordenadores da UECUM.
Apresentação do tema do ano, agradecimentos aos apoiadores e à ancestralidade, resumo programação geral.
• 19h – Falas Institucionais
Mãe Kelma de Iemanjá – Coordenadora da RENAFRO – Rede Nacional Religiões Afro Brasileiras e Saúde – com sua fala sobre os 60 anos dos festejos.
Atual Presidenta da UECUM – Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá
Representante do Prefeitura – Cristiane Sales Leitão – Primeira dama de Fortaleza
Representante da Prefeitura – Representantes do Patrimônio Histórico-Cultural na Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – SECULTFOR.
Representante do Governo do Ceará
SECULT –
SEIR –
CASA CIVIL-
• 20h – Apresentação Cultural do Afoxé Filhos de Oyá
• 20h30 – Início dos trabalhos mediúnicos, no palco principal com o Centro Mãe Taquinha de Oyá, do Centro Rei Dragão do Mar
• 00h -Encerramento – Entrega das oferendas
Obs: Durante toda a noite a equipe da UECUM estará recebendo e cadastrando as caravanas vindas de Fortaleza, do interior e de outros Estados para louvar a Rainha do Mar até o encerramento no dia 15 de agosto.
DIA 15/08 – Continuação dos Festejos Tradicionais de Iemanjá
Local: Praia do Futuro, Barraca do Zé da Praia, 2551, Fortaleza – Ceará – Brasil
.
• 08h – Abertura com o Hino Nacional e o Hino da Umbanda
• 09h – Saída do Cortejo com Imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), na Rua Castro e Silva, 920 Centro de Fortaleza.
Concentração da Marcha contra o racismo e discriminação às religiões de matriz africanas e indígenas, no calçadão da Praia do Futuro em rente à Barraca.
• 10h – Apresentação cultural do Afoxé Acabaca
• 11h – Apresentação cultural com Anderson Monteiro e Banda com o show “Nas águas de Iemanjá, uma oferenda musical”
• 12h30h – Saudação às caravanas dos terreiros vindos de Fortaleza, Região Metropolitana, do Interior do Ceará e de outros Estados
Relação dos Nomes: Crateús, Canindé, Tauá, Quixadá, Parambú, Iguatu, Quixeramobim, Aracoiaba.
Início da entrega dos certificados na Barraca Zé da Praia.
• 13h – Início dos Trabalhos Mediúnicos em frente ao palco do Palácio do Centro de Cultura Afroindigena Palácio de Zé, do líder espiritual Paulo de Ayrá, Babalorixá.
• 15h – Falas Institucionais
Atual Presidenta da UECUM – Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá
Representante do Prefeitura –
Representante da Prefeitura – Representantes do Patrimônio Histórico-Cultural na Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – SECULTFOR.
Representante do Governo do Ceará
SECULT –
SEIR –
16h – Apresentação Afoxé Filhos de Oyá Mãe Taquinha de Oyá
17h – Encerramento com a entrega das oferendas ao mar, do Palácio do Centro de Cultura Afroindigena Palácio de Zé, do líder espiritual Paulo de Ayrá, Babalorixá.
DIA 17/08 – Encerramento e avaliação
Local: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE, 60030-000
• 10h às 11h — Roda de conversa: Avaliação do evento com os realizadores
• 11h às 11h25 — Apresentação musical: Toque de Senzala
• 11h25 às 11h50 — Apresentação musical: Filhos de Oyá
• 11h50 às 12h — Encerramento
DETALHE – O festejo tradicional é considerado Patrimônio Imaterial conforme decreto nº 14.262, registrado pela Prefeitura de Fortaleza, um dos apoiadores do evento, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Além de está incluído no calendário de eventos do Estado do Ceará, através da Lei nº 17.104.
SERVIÇO
*União Espírita Cearense de Umbanda – UECUM – Rua Castro e Silva, 920, Centro
*Festa de Iemanjá na Praia do Futuro – 60 anos de amor e luta – Barraca do Zé da Praia, 2551, Fortaleza
Dia 14 – Das 18h às 00h)
Dia 15 – Das 8 às 18h.