A tradicional festa de São Francisco das Chagas, da cidade de Canindé, vai receber uma relíquia de segundo grau de São Francisco de Assis, o que deverá atrair milhares de fiéis ao Santuário, nesta terça-feira. A visita da relíquia marca o encerramento das celebrações de uma festa que se estenderá até sexta-feira.
A relíquia, que ficará no Santuário Franciscano, é o fragmento do hábito que São Francisco usava quando recebeu os estigmas de Cristo em 1224. É proveniente do Monte Alverne, na Itália, onde o santo teve a visão mística e está sob os cuidados de Frei Giuseppe Caro e Frei Martino Chiaramonte, da Província Toscana de São Francisco Estigmatizado. Essa visita faz parte das comemorações dos 800 anos da impressão das chagas de São Francisco, um marco na espiritualidade franciscana.
Nesta quarta-feira, a relíquia será recebida com uma grande procissão na Praça Doutor Aramis, seguida por missa na Quadra da Gruta, um dos momentos mais esperados da festa. Ficará exposta para veneração dos fiéis durante toda a madrugada de quinta, na Basílica de São Francisco, oferecendo uma oportunidade única de proximidade com este símbolo da fé católica. O ponto alto será a missa solene de encerramento na sexta-feira, às 9 horas, também na Quadra da Gruta.
Confira a programação da visita da relíquia:
2/10
19h – Missa de acolhida na Matriz do Otávio Bonfim
20h – Veneração
Dia 3 (Santuário de Canindé)
8h – Acolhida na Praça Doutor Aramis e procissão
9h – Missa na Quadra da Gruta
10h30 – Visita e missa a matriz da Área Pastoral São Pedro, Alto Guaramiranga
13h30 – Visita ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento
15h – Visita a Igreja matriz da Paróquia São José, Bela Vista e missa às 16h
17h – Retorno à Basílica onde ficará exposta toda a madrugada para veneração
Dia 4 (Santuário de Canindé)
7h às 8h – Visita ao Hospital São Francisco
9h – Missa Solene na Quadra da Gruta
15h – Missa
16h – Encerramento da visita das relíquias na Basílica.