Vem aí o I Festival Ceará Sem Fome, uma realização do Governo do Estado. Ocorrerá no próximo dia 15 de junho, no Centro de Eventos, com o objetivo de valorizar a culinária popular por trás das refeições distribuídas pelo programa. O festival vai comemorar um ano do Pacto por um Ceará Sem Fome.
Com foco na alimentação saudável, intuito do festival é também reconhecer o trabalho realizado pelos homens e mulheres que atuam nas mais de 1.000 cozinhas Ceará Sem Fome, que estão espalhadas pelo estado. Diariamente, o programa distribui mais de 100 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Entre as presenças confirmadas estão a do governador e da primeira-dama do Ceará, Elmano e Lia de Freitas, respectivamente; da culinarista e apresentadora, Bela Gil, e da empreendedora social e fundadora do Projeto Favela Orgânica, Regina Tchely. A expectativa no evento, todo gratuito, é de um público de 5 mil pessoas.
“A nossa expectativa quanto ao Festival Ceará Sem Fome é que seja um evento que mostre a importância dessas cozinheiras, de todas essas pessoas que fazem o Ceará Sem Fome acontecer em mais de mil cozinhas nos 184 municípios do estado. Então, a gente tem um grande apreço por esse dia, que será um momento em que mostraremos a qualidade do alimento que é oferecido para as pessoas que mais precisam”, destacou a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
O festival contará com estandes de Padaria e Cozinha Show, onde serão realizadas aulas-show com receitas e dicas, bem como a preparação artesanal de pães. Outros estandes de destaque são da Agricultura Familiar, que é um dos principais pilares do programa; dos Parceiros do Pacto por um Ceará Sem Fome; e também o de Cozinha em Movimento, onde serão distribuídas degustações do cardápio do programa.
“As pessoas apreciarão a criatividade de alguns pratos, bem como conhecer muitas iniciativas dessas pessoas, cozinheiros e cozinheiras, que fazem o aproveitamento total e integral dos alimentos; que faz o combate ao desperdício de verduras, de proteínas e de carboidrato nessas cozinhas. Então, é um trabalho muito lindo e não bastava ficar só dentro da cozinha. Para tanto, o governador Elmano, muito sábio, trouxe essa ideia e uma equipe tem se empenhado muito para realizar”, revela a primeira-dama.