Um teatro de bonecos e acrobacias circenses marcam a tarde desta quarta-feira (19), a partir das 16 horas, no segundo dia de apresentações do Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará, no município do Crato, na Região do Cariri, a 508 quilômetros de Fortaleza.
O festival segue até o sábado (22), com performances, cenas curtas e shows no Centro Cultural do Cariri, Centro Cultural Banco do Nordeste e Sesc Crato.
A primeira atividade cultural desta quarta-feira traz a performance Nova Safra, da artista de Lavras da Mangabeira, mas residente em Juazeiro do Norte, Maria Macêdo. A ação gira em torno da pesquisa sobre os “impérios” erguidos através dos processos de exploração colonial nas usinas açucareiras no Nordeste e como pessoas racializadas foram submetidas a servir de lenha para essa grande máquina colonial engolidora de vidas.
Logo depois, o público vai conferir o espetáculo “Lastá”, do Grupo Bricoleiros, às 18 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A obra dramatúrgica enaltece a identidade do povo do sertão cearense, desde crendices aos hábitos específicos de quem tem em sua história pessoal, a marca do peso da seca e da tão sonhada chuva.
Confira as demais apresentações:
19h – Quem Sustenta? Edificações Desobedientes – (Laboratório Bixórdia)
20h- Espetáculo: O Conto da Mulher Água – (Cia Circo Lúdico Experimental – Cia CLE)
22h – Música no FAC – Brega Naite – Carla Ribeiro (Crato) – Casa Ucá (Crato)