Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Ficamos sem a luz de Luiz”

Dr. Oscar Rodrigues é deputado estadual e Chanceler do Uninta

Em artigo sobre a história acadêmica e falecimento do professor Luiz Antônio Barreto de Castro, o deputado estadual Oscar Rodrigues, chanceler do Uninta, ressalta a paixão e a vocação acadêmica do Dr. Luiz ABC.

Confira:

Perdemos a maior estrela acadêmica do Uninta, não apenas pelo capital intelectual inigualável, mas também pelo brilho no olhar ao dizer da felicidade em trabalhar na nossa instituição. Perdemos o nosso pró-reitor de Bioeconomia e Inovação Tecnológica, professor doutor Luiz Antônio Barreto de Castro, mais conhecido por Dr. Luiz ABC. Ele trazia luz no nome e a vocação pelo ensino no acróstico das iniciais de seu sobrenome.

Num grupo da família, quando anunciaram sua partida, ocorrida de forma súbita na tarde dessa terça-feira (26/12), motivada por um infarto, um comentário me provocou breve momento de indignação: “Ele morreu? Não o conhecia”. Refleti: “Claro, ninguém é obrigado a conhecer todo mundo”. E resolvi ser lacônico, caprichando nas exclamações para calar qualquer indagação.

– Um cientista!!!

Não apenas isso, era um cientista apaixonado por sua vocação acadêmica e por sua região, para a qual se destinavam suas energias e saberes. Ele é o criador da Rede Renorbio, que promove mestrados e doutorados Brasil afora. Tinha por meta a criação do MercoNordeste, querendo tirar das prateleiras das universidades para o mercado as patentes frutos de pesquisas acadêmicas. Com isso, promover a ciência, a tecnologia e a economia de nossa região, reunindo um condomínio de universidades, para que os saberes dessem frutos em prol do povo que os financia.

Prova de sua competência e seriedade é ter trabalhado com seis presidentes da República, como secretário de Estado, em Brasília, nas áreas de inovação e tecnologia. Conferencista internacional, trazia na bagagem mestrado e doutorado obtidos em universidades americanas. Com essa experiência, imaginava que o Nordeste haveria de se transformar em uma Califórnia do Atlântico.

Vai deixar muita saudade entre nós, tanto na instituição como na relação pessoal. Serviu de acalento o testemunho de uma de suas filhas. Ela me contou que esteve recentemente com ele e disse nunca ter visto o pai tão feliz por estar trabalhando conosco. Isto, sim, me faz muito feliz, em saber que pessoas se sentem felizes em trabalhar conosco.

Ele foi embora, seguindo seu destino, enquanto fazia o que gostava: trabalhando e sendo útil à sociedade, mesmo aos seus 84 anos de vida, o segundo mais longevo da instituição. O primeiro é nosso querido professor Gerson Pires, aos 90 anos. Oxalá tivéssemos muito mais Luiz ABC em nossos grupos de amigos e docentes do Uninta.

*Oscar Rodrigues

Chanceler do Uninta e deputado estadual pelo União Brasil.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O processo de compra dos imunizantes da farmacêutica Pfizer

“Violação intolerável da privacidade da deputada Dayany Bittencourt”

“Violação intolerável da privacidade da deputada Dayany Bittencourt”

"A invasão de privacidade da deputada Dayany Bittencourt em Brasília, onde microcâmeras foram encontradas em seu flat, incluindo no banheiro, é uma grave violação de direitos e um alerta sobre

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece as melhores iniciativas de 30 cidades do Ceará

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece as melhores iniciativas de 30 cidades do Ceará

O XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - edição 2023/2024 será entregue pelo Sebrae do Ceará, nesta quinta-feira, durante cerimônia no La Maisn Dunas, em Fortaleza. Trata-se de um justo reconhecimento às

Sobral comemora 251 anos com show de Léo Santana

Sobral comemora 251 anos com show de Léo Santana

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), anunciou, em seu Instagram, que o cantor baiano Léo Santana será a grande atração da festa dos 251 anos de emancipação da cidade.

“Reformar as Forças Armadas”

“Reformar as Forças Armadas”

"Discurso no Ato público Ditaduras Nunca Mais", aponta o advogado e ex-ministro José Dirceu. Confira: Eu cumprimentei a minha amiga Luiza Erundina, que é um símbolo para nós todos, e

San Paolo lança duas novas opções de Gelato de Pistache

San Paolo lança duas novas opções de Gelato de Pistache

A San Paolo Gelato & Café está lançando de duas variedades de gelato: pistache crocante e pistache com frutas vermelhas. O sabor pistache crocante cativa ao unir a cremosidade do