A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, em seu auditório, nesta quarta-feira, a certificação de 250 alunos e alunas de 14 turmas formadas pela parceria entre a Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Senai. A iniciativa integra ações do Governo do Ceará que visam ampliar o acesso à qualificação profissional e garantir mais oportunidades de trabalho e renda para a população.
As 14 turmas certificadas funcionaram em 11 equipamentos da SPS, todos instalados na capital. Entre as unidades estão os ABCs Bom Jardim e Palmeiras, CITS José Walter e São Bernardo, Centro Comunitário Santa Terezinha, Vila Social Messejana, Espaços Sociais Dias Macedo e Quintino Cunha , Parque Dom Aloísio Lorscheider e os Complexos Mais Infância Cristo Redentor e João XXIII.
O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou no ato a parceria com o Governo do Ceará e a força simbólica do momento.
“Eu me emocionei quando entrei aqui pelos sorrisos. O certificado de vocês tem mais história, tem mais desafios. A idade nunca é limite, o que importa é aprender”, disse. Para ele, a qualificação profissional é um passo fundamental para transformar a economia e estimular novos empreendimentos. “Quem trabalha e acredita muda a própria vida. Pode ser que um de vocês aqui, amanhã seja um grande empresário”, completou.
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, enfatizou o impacto direto da formação profissional na trajetória das famílias cearenses e no crescimento do estado. Segundo ela, investir em pessoas é o centro da estratégia de desenvolvimento do Ceará.
“Investir na formação do nosso capital humano é investir no desenvolvimento. Não adianta ter empresário, ter dinheiro no banco, se a gente não tiver pessoas ao lado, esse certificado tem força, não é só um papel. Vocês são inspiração pra muita gente”, afirmou Jade.
Oportunidaxdses
Os cursos contemplam áreas estratégicas como indústria têxtil, automotiva, gastronomia, construção civil e confecção. Entre as tipologias oferecidas estão modelagem feminina, mecânico de manutenção de motos, corte e costura, comida de boteco, boas práticas de manipulação de alimentos, marceneiro de móveis sob medida, padeiro e aplicador de revestimento cerâmico. Para 2026, estão previstas 22 novas turmas, somando 440 vagas.
O convênio entre a SPS e o Senai prevê a oferta de 118 turmas até 2026. Apenas entre 2024 e novembro de 2025, 96 turmas foram concluídas em Fortaleza, Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte e Guaramiranga, beneficiando 1.920 pessoas. Até o fim do contrato, o total de beneficiados chegará a 2.360.