A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Exército Brasileiro buscam intensificar parcerias para a qualificação e geração de oportunidades. O encontro ocorreu nessa quinta-feira (23), na Casa da Indústria, quando o presidente Ricardo Cavalcante recebeu o Comandante Militar do Nordeste, General Maurílio Ribeiro; o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, General Francisco Humberto Montenegro Júnior; e o Comandante da 10ª Região Militar, General Pinto Sampaio.
“A Federação fica muito feliz com esses momentos de diálogo com o Exército. Fazemos juntos muitos trabalhos importantes aqui no Ceará. Exemplo disso é o projeto Soldado Cidadão, do SENAI Ceará, ofertando qualificação profissional em diversos cursos voltados aos militares das Forças Armadas. Unidos, aumentamos a nossa capacidade de encontrar soluções”, apontou Ricardo Cavalcante, que apresentou trabalhos realizados pelo Observatório da Indústria, com mapeamentos de informações dos municípios cearenses e Brasil, e apontou o investimento em Tecnologia da Informação como caminho crucial para a tomada de decisões que tragam melhores resultados na otimização de serviços e mais celeridade aos processos. Foram exibidos dados de diversos eixos, incluindo Economia, Emprego e Renda, Infraestrutura, Sustentabilidade e Energias Renováveis.
Durante a apresentação, Ricardo Cavalcante destacou ainda a atuação da FIEC na pauta da Transição Energética e da produção do Hidrogênio Verde como combustível limpo e sustentável. Apresentando dados de estudos desenvolvidos por equipes da Federação, o Gestor apontou aos visitantes as vantagens propiciadas no fortalecimento de diversas cadeias produtivas verdes para o desenvolvimento no Ceará.
“Eu tenho que agradecer a maneira muito fidalga com que fomos recebidos na Federação das Indústrias, um momento muito especial. O Presidente fez uma apresentação impressionante. Foi uma aula riquíssima em informações muito valiosas, que fez a gente sair com a cabeça girando e pensando de que maneira nós podemos aproveitar toda essa capacidade atingida pelo Observatório da Indústria”, comentou o Comandante Militar do Nordeste, que esteve acompanhado ainda do Coronel Aita; do Coronel Bortoluzzi; do Coronel Menezes; e do Major Marx Sampaio.
O encontro também contou com as presenças do Conselheiro Fiscal da FIEC, Marcos Montenegro; do empresário Amarílio Cavalcante; do Superintendente de Relações Institucional da FIEC, Sérgio Lopes; da Coordenadora Técnica de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso; do empresário gráfico Fabio Brasil, e dos Auditores Fiscais da Secretaria da Fazenda, Reginaldo Carvalho e Saris Pinto.