A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SENAI, e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), inauguraram nesta terça-feira (10), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, a primeira escola profissionalizante em tempo integral em presídio no Brasil.
A estrutura foi erguida por cerca de 2,3 mil internos, após se qualificarem em 115 turmas de cursos do SENAI, nas funções de pedreiro, gesseiro, pintor, serralheiro, instalador hidráulico e eletricista, por exemplo. Mais de 30 profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial acompanharam as obras de perto.
“A construção dessa escola nos permite avançar em qualificações e educação profissional para que os internos do sistema prisional possam sair das unidades penitenciárias preparados para o mercado de trabalho. É a primeira do país e vai, com certeza, servir de exemplo para outros estados do Brasil. Parabenizo o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que sempre acreditou neste programa; aos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela; ao atual governador Elmano de Freitas”, ressaltou o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
“A maioria dos nossos internos aqui, cerca de 12 mil, tem abaixo de 30 anos. Temos que aproveitar o tempo que as pessoas estão aqui para oferecer a mudança. Então é fundamental essa escola”, disse o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.
“Estamos inaugurando uma escola pioneira no Brasil, para trazer mais oportunidade para os internos”m disse a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela.