Com realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), Fortaleza será sede da maior feira nordestina da moda, nesta terça-feira (23), quarta-feira (24) e quinta-feira (25), no Centro de Eventos, das 14 horas às 21h30min, com acesso gratuito ao público.
O Ceará Está na Moda (CEM) deverá movimentar os setores de Turismo, Negócios e Eventos do Estado, diante da expectativa de um público de cinco mil pessoas nos mais de 100 expositores locais.
De acordo com dados de 2023 do Observatório da Indústria, o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda, que geram 37 mil empregos e ocupam a quarta posição no ranking de geração de empregos no Estado, além da sétima colocação no ranking do PIB estadual.
Confira os espaços do CEM:
Rodadas de negócios: o Sebrae e a Apex conduzirão as negociações entre os expositores e os compradores nacionais e internacionais, visando ampliar as oportunidades de exportação e de mercado interno.
Oficinas: um espaço dedicado ao ensino e aprendizagem da moda cearense, com programação gratuita, que abordará temas como design, modelagem, costura, bordado, estamparia, marketing, gestão, entre outros.
Salão da cultura: o Museu da rede contará a história contada dessa peça de tecido milenar, que tem origem indígena, sofreu influência portuguesa e africana, e até os dias atuais, continua sendo um elemento de identidade e de geração de renda para muitas famílias cearenses.
Salão do comércio: um espaço onde haverá uma mostra de polos regionais de todo o estado do Ceará com destaque na confecção de calçados e bolsas, lingerie, moda praia, cama mesa e banho, que representam a força e a diversidade da produção local.
Desfiles de moda: um palco que abrigará desfiles de moda com lançamento de coleções e criações de estilistas nacionais, que mostrarão as tendências e as novidades do mercado da moda.
Salão da economia circular: para abordar diversas vertentes de sustentabilidade, como o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem, o upcycling, o slow fashion, entre outras, que serão apresentadas como fontes de renda e de preservação ambiental.
Trilha de capacitação: um espaço onde o Senac, um dos parceiros do evento, realizará uma série de cursos gratuitos, voltados para o empreendedor e o empresário, que abrangem temas como planejamento, finanças, vendas, atendimento, liderança, entre outros.