Desde que o PT chegou à Prefeitura de Fortaleza, em 1986, após a eleição da professora Maria Luíza Fontenele, e depois por mais duas vezes com a jornalista e também professora Luizianne Lins (2004 e 2008), o partido nunca apresentou uma candidatura em que o discurso principal fosse o do administrativo.
A filiação do bacharel em Direito e economista Evandro Leitão, neste domingo (17), a partir das 9 horas, no Hotel Oásis Atlântico, na Beira-Mar, abre um novo momento no PT de Fortaleza, diante da possibilidade do homem com perfil de administrador ser o candidato do partido ao Paço Municipal.
Atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Leitão também foi o responsável pela era vitoriosa do Ceará Sporting, após o clube adotar uma nova postura administrativa, quando o dirigente deixou de lado a gestão apaixonada pela gestão de resultados.
Das pré-candidaturas do PT já colocadas para a disputa à Prefeitura de Fortaleza, é a de Evandro Leitão a que foi recebida pelo presidente Lula e a que terá as presenças neste domingo do governador Elmano e do ministro Camilo Santana em seu primeiro ato político, por meio da filiação.
A eleição em Fortaleza para o PT, de fato, tem início hoje, quando a candidatura a ser escolhida para a disputa no próximo ano possui grande chance de governador a cidade pela quarta vez, quer seja pelo discurso de sentimentos ou pelo discurso da razão.