Filme “70 anos da Universidade Federal do Ceará” estreia hoje no Cineteatro São Luiz

Reitor da UFC e equipe do filme. Foto: Divulgação

O filme “70 anos da Universidade Federal do Ceará”, documentário que celebra a trajetória daUFC, vai estrear, a partir da 19 horas desta quarta-feira, no Cineteatro São Luiz.

O longa-metragem idealizado pelo reitor Custódio Almeida e pelo cineasta Wolney Oliveira marca o encerramento do ciclo comemorativo do aniversário da instituição e reúne apoios do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, além de patrocínio e parcerias culturais e institucionais.

Os ingressos gratuitos já podem ser retirados na plataforma Sympla aqui.

História

A obra, dirigida por Joe Pimentel e Wolney Oliveira, traz um resgate histórico da instituição, ao mesmo tempo em que reafirma o seu protagonismo no desenvolvimento do estado nos campos econômico, político, social e cultural.

Momentos marcantes da universidade, como fatos referentes à ditadura militar, às passeatas ocorridas nos anos de 1970 e 1980, às homenagens concedidas ao longo de sete décadas e à interiorização do ensino superior são revisitados por meio de documentos, fotografias, vídeos e depoimentos de mais de 40 personalidades, que têm ou tiveram suas vidas ligadas à UFC.

Nomes como o da professora e jornalista Adísia Sá, do sociólogo e professor emérito da UFC Eduardo Diatahy, dos arquitetos e professores Neudson Braga e Romeu Duarte, do sociólogo e professor André Haguette, do presidente da Enel e ex-aluno da UFC, José Nunes, endossam a presença marcante da universidade nos mais diversos campos.

SERVIÇO

*Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza, Ceará) Cultura Fortaleza

*Gratuito e aberto ao público.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais