Filomeno Moraes lançará livro na Bienal Internacional do Ceará

Professor Filomeno Moraes é estudioso do assunto. Foto: Divulgação

O professor Filomeno Moraes, também articulista do Blgodoeliomar, vai lançar livro durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.

O título é “A Confederação do Equador no Ceará – constitucionalismo, federalismo e ação política”, uma publicação da Editora Expressão Gráfica.

O ato de lançamento vai acontecer às 18 horas do dia 13 de abril, no estande 117.

Perfil do autor

Filomeno Moraes possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. É livre-docente em Ciência Política pela Universidade Estadual do Ceará. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Valência (Espanha). Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da constituição, teoria da democracia, constitucionalismo brasileiro, democracia política e econômica e reforma política.

Confederação

A Confederação do Equador foi uma revolta armada que ocorreu no Nordeste brasileiroem 1824. O movimento foi contra o autoritarismo do imperador Dom Pedro I e em defesa da República.
Teve início em Pernambuco e se espalhou para outras províncias, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas acabou reprimido pelo Exército Brasileiro.

DETALHE – A Bienal será aberta às 18 horas desta sexta-feira, no Centro de Eventos, e se estenderá até o próximo dia 13.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais