Por iniciativa do deputado Salmito (PSB), a Assembleia Legislativa realizará, às 18 horas desta terça-feira, sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aos 17 anos da Fiocruz do Ceará.
“Celebrar seus 125 anos e os 17 anos da unidade cearense é reconhecer o papel estratégico da instituição no desenvolvimento da saúde pública e da economia da saúde, especialmente no Ceará”, destaca Salmito.
A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, afirma que a homenagem reconhece o esforço coletivo da instituição e sua relevância como âncora científica do Distrito de Inovação em Saúde do Ceará.
Homenageados
Durante a cerimônia, serão homenageadas autoridades que contribuíram diretamente para o fortalecimento da Fiocruz e da ciência no Brasil e no Ceará.
Nesta lista, o governador Elmano de Freitas, os ex-governadores e senadores Cid Gomes e Camilo Santana, o médico sanitarista Carlile Lavor, os ex-presidentes da Fiocruz, Nísia Trindade Lima (ex-ministra da Saúde) e Paulo Gadelha, e o atual presidente da Fundação, Mario Moreira.