Flor do Deserto – Espetáculo premiado tem apresentação gratuita no Theatro José de Alencar

Espetáculo Flor do Deserto

Vencedor do Prêmio Ceará Encena 2023-24, na categoria melhor espetáculo adulto, a encenação Flor do Deserto, inspirada na obra dramatúrgica “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, de Oswald Barroso, terá apresentação única na sexta-feira (14), a partir das 19h30min, no Theatro José de Alencar, com entrada gratuita.

Dirigido pela professora Lourdes Macena, Flor do Deserto mescla dança, música, teatro, poesia e elementos da cultura popular cearense. O espetáculo destaca a importância dos personagens históricos Beato Zé Lourenço e Padre Cícero, e seus ensinamentos para a comunidade. Através de 20 quadros, Flor do Deserto retrata elementos históricos e culturais do Ceará, utilizando músicas de compositores do Cariri e performances de danças tradicionais locais.

“Nosso objetivo é ressaltar a necessidade de valorizar as formas de vida comunitária, promovendo a igualdade, a equidade e o respeito à humanidade e ao planeta. Acreditamos que a arte tem o poder de transformar e conectar as pessoas, e é isso que buscamos com ‘Flor do Deserto'”, apontou a professora Lourdes Macena.

O Grupo Miraira é reconhecido por seu compromisso com as práticas culturais tradicionais e sua atuação na formação e profissionalização de artistas ao longo de mais de quatro décadas. Originado do LPCT – Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais do IFCE – campus Fortaleza, o grupo tem sido fundamental no circuito cultural da cidade, promovendo espetáculos de alta qualidade e relevância artística.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais