Fluminense e Cruzeiro foram eliminados da Copa do Brasil, na noite desse domingo (14), em jogos válidos pelas semifinais. Vasco e Corinthians fazem a final da competição, que garante R$ 77 milhões ao campeão, além de uma vaga na fase de grupos da Libertadores. A primeira partida acontece na noite da quarta-feira (17), no Itaquerão.
Com as eliminações de Fluminense e Cruzeiro, ambos em decisões de cobranças de pênalti, acabou o sonho do Botafogo em participar da Libertadores, direto na fase de grupos. O alvinegro carioca somente entraria direto na fase de grupos se Fluminense ou Cruzeiro ganhasse a Copa do Brasil, pois os dois times já estão na fase de grupos da maior competição de futebol da América do Sul, pelas suas colocações no Brasileirão.
A possibilidade de ocupar uma vaga na fase de grupos da Libertadores foi o que motivou o Botafogo a derrotar o Fortaleza, na última rodada do Brasileirão, no Engenhão. Com Fluminense e Cruzeiro fora da Copa do Brasil, o rebaixamento do Fortaleza saiu “de graça”, pois não houve atletas poupados, assim como o Cruzeiro fez com o Santos e o Palmeiras com o Ceará, além da desmotivação de RB Bragantino e São Paulo contra Internacional e Vitória da Bahia, respectivamente, pois não havia como nenhum dos dois chegar à Libertadores.
Botafogo e Bahia disputam a pré-Libertadores. Caso não consigam passar para a fase de grupos seguirão na Sul-Americana.