Vários foragidos da Justiça foram presos ao longo deste mês de julho em operações realizadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) que cumpriu mandados judiciais em várias regiões do Estado. A atuação conjunta entre a Polícia Militar, RAIO, BEPI, PRF, PPCE e outras unidades especializadas teve, até agora, segundo a assessoria de comunicação da PF, um balanço dos mais positivo.
No dia 1º de julho, em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, foi presa mulher de 30 anos, em cumprimento a mandado de prisão definitiva expedido pela 2ª Vara das Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, pelo crime de roubo (art. 157 do Código Penal). A captura contou com o apoio da PMCE, FICCO/CE e da assessoria de inteligência (ASSINT).
No dia 2 de julho, em Juazeiro do Norte, a equipe do RAIO local, com suporte da FICCO/CE, efetuou a prisão de um homem, 52 anos. A ordem judicial, emitida pela 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, refere-se à regressão cautelar de regime por crime de roubo (art. 157 do Código Penal). Ainda no mesmo dia, em Russas, foi detido outro homem de 24 anos, por determinação da Vara Única Criminal de Russas, em decorrência de condenação ainda não transitada em julgado pelo crime previsto no art. 33 da Lei de Drogas.
No dia 8 de julho, em Sobral, a FICCO/CE e o RAIO capturaram um homem, 29 anos, condenado por crimes previstos nos artigos 15 e 180 do Código Penal e no artigo 14 da Lei nº 10.826/2003 (estatuto do desarmamento). O mandado definitivo foi expedido pela 21ª Vara das Execuções Penais da Comarca de Fortaleza.
No dia 11 de julho, em Santana do Acaraú, a prisão de um homem, 42 anos, foi realizada pela FICCO e BEPI-COTAR, sob determinação da Vara Única da Comarca local, por regressão cautelar relacionada a crime de roubo (art. 157 do Código Penal). No mesmo dia, houve a recaptura de um foragido da Unidade Prisional Sobreira de Amorim desde 7 de julho. A localização contou com apoio da PRF e análise técnica da FICCO, demonstrando a integração e eficiência das forças na recuperação de foragidos.
Já no dia 15 de julho, em Barbalha, o RAIO local, com apoio da FICCO/CE, prendeu homem, 23 anos, por regressão cautelar relacionada ao crime de roubo (art. 157 do Código Penal), conforme mandado da Vara Única Criminal de Barbalha.
No dia 16 de julho, em Jurema, Caucaia, a prisão de homem, 41 anos, ocorreu em operação conjunta envolvendo a FICCO, a Célula de Recaptura da SAP e a PPCE (DPJM e Delegacia Metropolitana de Caucaia). O homem é foragido da Penitenciária Estadual Agrícola Mário Negócio (PAMN), no Rio Grande do Norte, e possuía mandados expedidos pela 3ª Vara Regional de Execução Penal e 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, pelos crimes previstos nos artigos 35 da Lei de Drogas e 157 e 121 do Código Penal.
DETALHE – A FICCO/CE é formada pela Polícia Federal (PF), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, Polícia Militar do Ceará, Polícia Civil do Estado do Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará.