Já partiu de Lousiana (EUA) o voo fretado, que traz para Fortaleza os 135 brasileiros deportados. O voo, um Airbus da GlobalX, com escala técnica em Porto Rico, deve aterrissar no Aeroporto Internacional Pinto Martins por volta da 15 horas desta sexta-feira. Será o segundo voo do gênero, sem que o grupo aterrisse correntado pelas pernas ou algemados como ocorreu da primeira vez.
No Pinto Martins, a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado já montou esquema de receptivo, ao lado do Ministério dos Direitos Humanos, que acionou um avião da FAB para levar os deportados que quiserem ir para o Aeroporto de Confins (BH), a parada final. Isso porque 80% desse grupo é de Minas Gerais.
A secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França, não só confirmou as informações, como adiantou que, no terminal aeroportuário, a pasta dará total apoio aos deportados, oferecendo, inclusive, psicológocos e assistentes sociais.
Esse voo da GlobalX será o primeiro de vários outros que terão Fortaleza como portão de entrada.
Segundo o Ministério do Direiros Humanos repassou para a secretária Socorro França, há cerca de 200 mil brasileiros na mira do governo de Donald Trump para a deportação.