Categorias: Artigo

“Fortaleza: cidade de lutas, de gente forte e de esperança que renasce” – Por João Aglaylson

João Aglaylson é vereador do PT de Fortaleza. Foto: Arquivo pessoal.

Com o título “Fortaleza: cidade de lutas, de gente forte e de esperança que renasce”, eis artigo de João Aglaylson, vereador do PT da Capital. Ele celebra a Loira Desposada do Sol, que completará 299 anos no próximo dia 13 de abril.

Confira:

Fortaleza completa 299 anos de histórias marcadas por resistência, coragem e muita esperança. É terra de Rachel de Queiroz, José de Alencar e Maria da Penha e de tantas figuras que fazem da nossa história um mosaico de luta e coragem.

Crescemos com os pés na areia e o coração nas ruas — São quase três séculos de história feita nas mãos de quem mora longe do centro, mas que é o coração da cidade. Gente do Quintino Cunha, Pirambu, Bom Jardim, Genibaú, Conjunto Ceará, Granja Portugal, Granja Lisboa, Jangurussu, Barra do Ceará, Curió, Vicente Pinzón, Grande Mucuripe, Serrinha, Messejana, Siqueira, Vila Velha e tantos outros bairros. É nesses territórios que Fortaleza pulsa mais forte. É das periferias que vem a coragem, a criatividade, a luta diária por dignidade.

É a feira improvisada na esquina, a calçada com cadeira plástica, a escola pública que vira ponto de encontro e sonho. Gente como a vendedora ambulante que transforma o aperto em arte. É a mãe que acorda antes do sol pra pegar o ônibus, o jovem que estuda para o ENEM, o mototáxi que conhece cada canto da comunidade. Fortaleza é feita desses passos insistentes, dessas vozes que quase nunca saem nos jornais, mas que carregam a cidade nas costas.

Nos últimos anos, vimos nossa cidade sofrer. A gestão passada abandonou bairros inteiros, precarizou a saúde, fechou CRAS, ignorou a juventude e tratou a cultura com desprezo. Faltou escuta e sobrou descaso. Mas Fortaleza não se curvou. E quando o povo decide mudar, muda com a força de seus ventos litorâneos.

Agora, com Evandro Leitão, a cidade reencontra o rumo. Em poucos meses, já vemos sinais de esperança: hospitais sendo entregues e recuperados, escolas valorizadas, investimentos na cultura e no combate à fome. O povo volta a ser prioridade. A cidade respira outro ar. É um novo tempo.

No aniversário de Fortaleza, a maior homenagem que podemos fazer é continuar lutando para que essa cidade seja mais justa para todos. Porque amar Fortaleza é cuidar do seu povo. É garantir que a cidade floresça com igualdade, dignidade e sonhos possíveis.

Parabéns, Fortaleza. Você é luta, afeto e horizonte.

*João Aglaylson

Vereador de Fortaleza (PT).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais