Fortaleza cai 11 posições entre as capitais no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023

Fortaleza, a capital cearense. Foto: Arquivo

 

Com desempenhos de “Dificuldade” em “gastos com pessoal”, “liquidez” e “investimentos”, Fortaleza é apenas a 20ª capital brasileira no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023, de acordo com levantamentos divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), referentes ao ano-base de 2022.

A capital cearense também apresenta um pífio desempenho dentro do próprio Estado, diante da 26ª colocação, além da posição 2.325 no ranking nacional.

O melhor desempenho de Fortaleza está em “investimentos”, quando a proporção sobre Receita Total é superior a 12%. A cidade aparece na 12ª colocação, entre as 26 capitais brasileiras. Nesse critério, somente Salvador, Manaus e Macapá apresentam índices satisfatórios.

O pior desempenho de Fortaleza está no critério “liquidez”, que é a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte. Fortaleza é a última colocada entre as capitais brasileiras, mas Cuiabá e Campo Grande não foram relacionadas.

No critério “gastos com pessoal”, Fortaleza ocupa a 23ª posição no ranking das capitais, à frente somente de Palmas, João Pessoa e Campo Grande.

Salvador, com média de 0,9823 (o máximo é 1), é a capital melhor avaliada, enquanto Campo Grande (0,3906) é a 26ª capital brasileira no ranking IFGF 2023. Fortaleza possui média de 0,6366. O índice da capital cearense foi melhorado com o critério “Autonomia”, quando as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

Fortaleza de Roberto Cláudio

No último ano da gestão Roberto Cláudio, no Firjan ano-base 2020, Fortaleza era a 9ª melhor capital brasileira. No critério “investimento”, o município cearense foi a 4ª melhor capital brasileira, com desempenho “Gestão de Excelência”.

DETALHE – Sarto perdeu 11 posições entre as capitais brasileiras, em dois anos, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023, desde que recebeu a prefeitura de Roberto Cláudio.

(Blog do Gambito)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais