Categorias: Brasil

Fortaleza é a terceira capital com maior número de beneficiários do BPC

Atendimnto de beneficiários do BPC. Foto: Agência Brasil

Fortaleza está em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com maior número de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro. Isso, segundo levantamento oficial, relativo ao mês de abril.

Na prática, aproximadamente um em cada 20 moradores depende do repasse de um salário mínimo do BPC, atualmente fixado em R$ 1.518, ou seja, 5,5% da população de Fortaleza recebe o benefício. São 134,8 mil pessoas na cidade que dependem desse apoio oficial da União.

No âmbito estadual, Fortaleza concentra a maior parte dos beneficiários no Ceará.

Confira as 10 cidades cearenses com mais beneficiários do BPC

Fortaleza: 134,8 mil;
Juazeiro do Norte: 17,3 mil;
Caucaia: 16,1 mil;
Maracanaú: 12,8 mil;
Sobral: 11,2 mil;
Crato: 8,5 mil;
Maranguape: 7 mil;
Quixadá: 6,6 mil;
Iguatu: 5,9 mil;
Itapipoca: 5,7 mil.

O que é BPC?

O Benefício de Prestação Continuada, usualmente conhecido pela sigla BPC-LOAS, BPC ou LOAS, é um benefício da assistência social no Brasil, operacionalizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e previsto na Lei nº 8.742, de 1993, a Lei Orgânica da Assistência Social, em seu artigo 20.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais