Fortaleza está sendo sede do XVII Nordestão de Presbíteros, um dos principais eventos de formação e integração do clero católico no Nordeste. O encontro, que segue até sexta-feira, reúne padres dos cinco regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O evento é organizado pela Comissão Regional de Presbíteros do NE1, que abrange as dioceses cearenses, em parceria com os regionais NE2, NE3, NE4 e NE5. Além do aspecto formativo, o Nordestão fortalece a comunhão entre os padres, incentivando a partilha de experiências e o aprofundamento da vocação sacerdotal.
A abertura ocorreu nessa segunda-feira e foi marcada por uma missa na Igreja de Santa Luzia, no Meireles, presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato e presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB.
A assessoria do encontro está a cargo de Dom Ricardo Hoepers, Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.
Padre Edson Bantim, presidente da Comissão Regional de Presbíteros, destacou a importância do encontro: “Este momento é especial porque nos prepara para o Encontro Nacional dos Presbíteros no próximo ano. Acolhemos todos que vieram dos estados do Nordeste e esperamos que, pela fé, seus corações sejam renovados em esperança”.
Dom Gregório
Nesta terça-feira, às 19 horas, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, presidirá missa na Catedral Metropolitana, dentro desse encontro.