Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fortaleza está em outro patamar do futebol brasileiro – por Luiz Henrique Campos

Crédito: Mateus Lotif / FortalezaLegenda: Vojvoda condicionou o time a nunca deixar de buscar o gol
Crédito: Mateus Lotif / Fortaleza
Legenda: Vojvoda condicionou o time a nunca deixar de buscar o gol

A vitória do Fortaleza por 4 x 1 sobre o Sport pode ter surpreendido pelo placar em uma semifinal. No mais, foi um resultado perfeitamente normal para um time que já se encontra em outro patamar do futebol brasileiro. O Fortaleza, hoje, joga em pé de igualdade com qualquer time do país ou das Américas, e pode até perder, mas nunca será considerado zebra uma vitória sua. Muito disso se deve ao padrão de jogo do tricolor, que mesmo sem o treinador repetir a escalação de um jogo para o outro, todos sabem que quem entrou no dia, terá sempre um substituto à altura.

Outro ponto importante a se ressaltar em relação ao padrão de jogo tricolor, é que o time nunca irá jogar para se defender. Contra o Sport, como se viu, mesmo com a partida ganha aos 20 minutos do primeiro tempo, Vojvoda manteve o time para cima e evitou congestionar o meio campo, cena comum em alguns treinadores de times brasileiros que sofrem de um complexo de inferioridade que os impede de tentar a vitória. É por isso que é gostoso assistir partidas do Fortaleza e nenhum resultado, mesmo em dias ruins, será tido como uma surpresa.

Pulga no Corinthians é a certeza do improvável

Crédito: Rafael Vieira/AGIF Legenda: Erick Pulga tem sido o principal nome do Ceará na Série B
Crédito: Rafael Vieira/AGIF
Legenda: Erick Pulga tem sido o principal nome do Ceará na Série B

Ganhou muito espaço nas discussões esportivas da semana a possível ida de Erick Pulga para o Corinthians, como se fosse a coisa mais simples do mundo o clube paulista pagar uma multa rescisória que pode chegar a R$ 30 milhões por um jogador da Série B. Primeiro, o alvinegro paulista não está com bala na agulha para gastar essa grana por ninguém. Segundo, do jeito que a situação está no time do Parque São Jorge, com nomes de peso saindo de lá, alguém de sã consciência acharia que a torcida iria receber Pulga como um nome para fazer com que o clube voltasse a oferecer confiança? Ou seja, perdeu-se tempo falando-se de um assunto que não irá avançar.

 

Debate sobre farplay no futebol é uma farsa

Crédito: Reprodução / Canal GOAT) Legenda: Atacante do América marcou o gol depois que o goleiro do Santos teve um problema no pé e caiu
Crédito: Reprodução / Canal GOAT)
Legenda: Atacante do América marcou o gol depois que o goleiro do Santos teve um problema no pé e caiu

O lance envolvendo o primeiro gol do América-MG sobre o Santos, na última sexta-feira, em meio à lesão do goleiro João Paulo, gerou um bom debate sobre o farplay no futebol brasileiro. Discussão que para mim, é inócua, diante do que os próprios jogadores não cansam de fazer em campo, que é tentar enganar a arbitragem, seja cavando faltas ou tentando provocar o adversário como se isso fizesse parte do jogo. Ora, hoje se critica o atacante Renato Marques porque ele fez o gol, mas e se ele parasse a jogada, como a torcida iria entender a atitude? O fato, é que assim como a representação política em nossas casas legislativas é a cara da sociedade, o futebol também o é. No caso do futebol, até mais.

Cearenses vencem duas das cinco categorias em disputa no CBSurf Master Tour

Crédito: Jeremy Dias Legenda: Rogério Dantas venceu na categoria Gran Kahuna e ficou em segundo na Kahuna
Crédito: Jeremy Dias
Legenda: Rogério Dantas venceu na categoria Gran Kahuna e ficou em segundo na Kahuna

Os surfistas cearenses fizeram bonito e venceram duas das cinco categorias em disputa na 2ª etapa do CBSurf Master Tour 2024, disputado de 23 a 26 de maio na praia da Caueira, no município de Itaporanga D’ajuda, Sergipe. Na Master, deu Glauciano Rodrigues, enquanto Rogério Dantas foi o ganhador da Gran Kahuna. Dantas também disputou a categoria Kahuna, ficando em segundo lugar. A competição reuniu na Caueira os melhores surfistas do Brasil acima de 35 anos de idade divididos em cinco categorias: Master 35+, Grand master 40+, Kahuna 45+, Grand Kahuna 50+ e Legend 55+. O CBSurf Master é considerado o Circuito dos ídolos do surfe nacional e bateu recorde nas inscrições dessa etapa, alcançando 100% das vagas, com 152 atletas inscritos. O Jisk CBSurf Master Tour foi realizado pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e Federação Sergipana de Surf com o patrocínio da Secretaria de Estado do Esportes e Lazer do Governo do Sergipe, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Itaporanga D’ajuda e Jisk com o apoio da Fu-Wax, Surfland Brasil, Arcus hotel e Samoa.

Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte recebe adesão de 25 federações cearenses

Crédito: Divulgação Legenda: O programa será desenvolvido por meio da oferta de formação profissional aos gestores, pesquisa aplicada e premiação.
Crédito: Divulgação
Legenda: O programa será desenvolvido por meio da oferta de formação profissional aos gestores, pesquisa aplicada e premiação.

Através de uma cooperação técnica entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) e o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Ceará conta com um programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense, por meio de ações voltadas ao aprimoramento da gestão e da governança das organizações esportivas do estado. Lançado em março deste ano, o Progesp já conta com a adesão de 25 federações desportivas. Como parte do programa, as federações recebem apoio com espaço de coworking, onde poderão desenvolver as suas atividades corporativas, com apoio de comunicação, assessoria de marketing e jurídica.
As federações também contam com o Centro Integrado da Gestão do Esporte do Ceará (Cigesp), que funciona no Centro de Formação Olímpica (CFO), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com um corpo técnico de 18 profissionais e estudantes da gestão do esporte, da comunicação e demais áreas de suporte. O Cigesp está estruturado com estações individuais e coletivas de trabalho equipadas com 12 computadores de mesa, quatro notebooks, impressora multifuncional, acesso à internet e wifi, além de sala de reunião com recurso de projeção, estúdio de comunicação, recepção e banheiros.

Ceará participa da 15ª Copa do Brasil de Futebol de Mesa

Crédito: Divulgação/Ceará Sporting Club Legenda: Competição reuniu 120 participantes na cidade de Recife
Crédito: Divulgação/Ceará Sporting Club
Legenda: Competição reuniu 120 participantes na cidade de Recife

O Ceará participou em Recife, com equipe formada por Rafael Moreira, Marcos Alves e Felipe Ferraro da 15ª edição da Copa do Brasil de Futebol de Mesa, na modalidade Dadinho. A competição aconteceu no Ginásio da Faculdade Católica Imaculada Conceição e contou representações do Ceará, Flamengo/RJ, Fluminense/RJ, Vasco da Gama/RJ, Avaí/SC, Figueirense/SC, Gama/DF, Náutico/PE e Sport/PE, entre outros. A competição foi disputada em quatro fases. Na primeira fase, os clubes foram divididos em 16 clubes de sete atletas, onde os três melhores avançavam à fase seguinte. Os cruzamentos na fase decisiva foram disputados em grupos. Dos alvinegros, Rafael Moreira ficou em quinto lugar na Série Prata e Filipe Ferraro terminou em quarto na Série Extra.

CBA e FCA se reúnem com o governador para tratar da reestruturação do autódromo

Crédito: CBA Legenda: Representantes do automobilismo apresentaram relatório sobre as perspectivas econômicas para o estado
Crédito: CBA
Legenda: Representantes do automobilismo apresentaram relatório sobre as perspectivas econômicas para o estado

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Federação Cearense de Automobilismo (FCA) estão articulando com o Governo do Estado a recuperação do autódromo localizado no Eusébio, região metropolitana de Fortaleza. Um primeiro encontro já aconteceu entre o presidente da CBA, Giovanni Guerra, e o presidente da FCA, Lutianne Soares, com o governador Elmano de Freitas. Na ocasião, Lutianne apresentou um relatório sobre as perspectivas econômicas para o estado, em caso de o autódromo receber novamente os eventos supervisionados pela CBA.
Como parte da pauta entre os gestores, a construção de um novo autódromo no Ceará, no formato multiuso, como já acontece no Autódromo Municipal José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos. O passo seguinte a essa reunião inicial foi a convocação pelo governador, de parte do secretariado para realizar um estudo de viabilidade. Fazem parte do grupo especial a secretária Yrwana Albuquerque (Turismo), os secretários Rogério Pinheiro (Esporte) e Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico), Quintino Vieira (superintendente de obras públicas), entre outros.

A lenda do basquete Osvaldo Vereranda da Graça Júnior

Crédito: FUCE Legenda: Campainha completa este ano 59 anos de atividade no Basquete
Crédito: FUCE
Legenda: Campainha completa este ano 59 anos de atividade no Basquete

O nome Osvaldo Veneranda da Graça Júnior pode não dizer nada, mas quando o apelido Campainha se sobrepõe ao de batismo, a referência é a uma lenda do basquete cearense. Lenda que este ano, atuando como professor das escolinhas do BNB Clube, completa 59 anos de atividade no Basquete. Ao lado de José Flávio Teixeira, Benjamin e Roberto Bastos, Campainha, que dos três é o único ainda nas quadras, faz parte da história e de estórias dos tempos do romantismo do nosso bola ao cesto. Fatos que Campainha conta seu conseguir conter o riso, como as várias vezes que chegou a ser confundido com o ator Sérgio Malandro, concedendo autógrafos, inclusive, e sendo assediado pelo público feminino.
Para quem está acostumado a assistir aos jogos do Basquete Fortaleza no NBB, portanto, pode até achar que esse esporte em Fortaleza nunca teve expressão ou rivalidade. Ledo engano. Já tivemos sim, grandes times e campeonatos estaduais cheios de rivalidade. Muito disso se deve a uma época a partir da segunda metade do anos 1970, quando a seleção brasileira masculina, com craques como Oscar, Marquinhos, Ubiratan, Marcel, Hélio Rubens, entre outros, encantaram o país, seguido também pelas seleções femininas, com Hortênsia e Marta comandando os times.
Pois é nessa esteira que muitos jovens cearenses passaram a gostar desse esporte e os clubes sociais Náutico, Círculo Militar, AABB, Libano, formaram equipes para formarem equipes para disputarem os campeonatos. Bons tempos em que o Basquete formou público e chegou a ser um dos esportes mais populares do país.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Ceará rumo a uma tempestade com crise dentro e fora de campo – Por Luiz Henrique Campos

Ceará rumo a uma tempestade com crise dentro e fora de campo – Por Luiz Henrique Campos

Crédito: Gledson Jorge/Ceará SC Legenda: Conselho Deliberativo alvinegro rejeitou a proposta de mudança do estatuto aumentando a crise que ameaça o ano do clube Não é bom o que está

A Final da Champions e a relação com o nosso futebol – por Luiz Henrique Campos

A Final da Champions e a relação com o nosso futebol – por Luiz Henrique Campos

Pode até se enquadrar na perspectiva do complexo de inferioridade a que o brasileiro vem

A cara do futebol cearense dos novos tempos – por Luiz Henrique Campos

A cara do futebol cearense dos novos tempos – por Luiz Henrique Campos

Houve um tempo no futebol cearense que era comum se trazer "estrelas" dos grandes

O que vale no futebol é sempre a última partida – por Luiz Henrique Campos

O que vale no futebol é sempre a última partida – por Luiz Henrique Campos

No futebol, por mais que se conjecture, se discuta taticamente, se culpe a diretoria, treinador ou o jogador tal, o que vale mesmo é sempre o último resultado. É por