Fortaleza está entre as 10 piores capitais brasileiras em qualidade de vida, segundo ranking IPS-Brasil

Lixo se acumula na Domingos Olímpio, na esquina com a rua Padre Mororó

Um levantamento do Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), que avaliou o bem-estar da população nas capitais brasileiras, com base em dados oficiais, apontou Fortaleza como uma das 10 piores cidades nesse grupo em qualidade de vida de seus moradores.

O estudo buscou 300 indicadores em órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico, quando destacou 52 dados para a formação do ranking, entre esses a taxa de matrícula escolar, inclusão social, direitos individuais e liberdades de escolha, nutrição e cuidados médicos básicos, moradia, acesso à informação e comunicação, qualidade do meio ambiente, taxa de desemprego, expectativa de vida, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade e índice de homicídios, dentre outros.

Fortaleza é a décima oitava capital brasileira em qualidade de vida de sua população, à frente de três capitais nordestinas (Salvador, Recife e Maceió) e de seis capitais da Região Norte (Manaus, Boa Vista, Rio Branco, Belém, Macapá e Porto Velho).

Brasília é a capital brasileira com melhor qualidade de vida no país, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Aracaju, Teresina, Vitória, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís, João Pessoa e Natal.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais