O Fortaleza ganhou um capítulo da gloriosa história do Santos, como a equipe responsável pela primeiro rebaixamento nos 111 anos do maior clube brasileiro no mundo. O Santos de Pelé irá disputar pela primeira vez a Série B do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado pelo Leão, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (6), em plena Vila Belmiro, diante de mais de 14 mil torcedores.
Com a derrota, o Santos acabou superado na tabela de classificação pelo Vasco, que venceu o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, em São Januário, e pelo Bahia, do treinador Rogério Ceni, que goleou o Atlético Mineiro, em Salvador, por 4 a 1. A equipe da Vila Belmiro se junta a Goiás, Coritiba e América Mineiro, rebaixados em rodadas anteriores.
Durante a rodada, o Santos chegou a alternar o rebaixamento com o Vasco, já que o Bahia abriu cedo o placar na Fonte Nova. O primeiro momento da queda santista ocorreu aos 39 minutos, quando Marinho marcou 1 a 0 para o Fortaleza em contra-ataque. O Peixe voltou a respirar aos 13 minutos da segunda etapa, com gol de Messias, em forte cabeçada na entrada da pequena área. Aos 37 minutos, o Vasco marcou 2 a 1 no Red Bull e empurrou o Santos para a zona de rebaixamento. Nos acréscimos, o Fortaleza tomou a bola no meio de campo e Lucero viu o goleiro João Paulo indo para o ataque e chutou de longe para o gol da vitória.
Ao final da partida, houve confusão na Vila Belmiro e pelas ruas no entorno do estádio, inclusive com confronto entre torcedores e policiais.
Palmeiras campeão
O Palmeiras confirmou o título de campeão brasileiro, ao empatar com o Cruzeiro, em 1 a 1, no Mineirão. O Grêmio venceu o Fluminense, no Maracanã, por 3 a 2, e ficou com o vice-campeonato. Nos outros jogos: São Paulo 1×0 Flamengo; Coritiba 0x2 Corinthians; Cuiabá 3×0 Athletico Paranaense; Internacional 3×1 Botafogo; Goiás 1×0 América Mineiro.