Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fortaleza ganha sua primeira Escola Pública de Música nesta quarta-feira

Elpídio Nogueira é o secretário da Cultura de Fortaleza. Foto: Divulgação

Seá inaugurada, na próxima quarta-feira, a primeira Escola Pública de Música de Fortaleza. O equipamento, vinculado à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será entregue com direito a uma programação especial, a partir das 19 horas, no prédio do novo Complexo Vila das Artes, no bairro Joaquim Távora. O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio – “Flying Chicken”, Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

“A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente” destaca Elpídio Nogueira, o secretário da Cultura de Fortaleza.

O equipamento oferecerá acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, “esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música. Estamos comprometidos em cultivar e nutrir o talento local, garantindo que nossa cidade continue a florescer artisticamente e a ser reconhecida como um centro de excelência musical.”

A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote, clarinete, canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área.

SERVIÇO

*Complexo Vila das Artes – Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical da Argentina, anunciou, nessa quinta-feira (11), uma greve geral contra o ajuste fiscal feito pelo presidente Javier Milei. A greve está

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

As seis dezenas do concurso 2.711 foram sorteadas na noite desta quinta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e a estimativa para

Funceme abre seleção para novos bolsistas

Funceme abre seleção para novos bolsistas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inscreve para o novo processo seletivo que oferecerá Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) no âmbito do Programa de Pesquisa em Ciências

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nessa quinta-feira (11), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira disse que Padilha é um “desafeto pessoal” e “incompetente”.

Ceará atinge 50% da capacidade total de suas reservas hídricas

Ceará atinge 50% da capacidade total de suas reservas hídricas

Oestado dok Ceará artingiu 50% de sua capacidade total em se tratando de reservas hídricas acumuladas. Foi nessa quinta-feira, segundo divulgou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O