A Fundação Edson Queiroz vai inaugurar, ainda neste ano, por etapas, o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz.
O equipamento ocupa espaço que abrigava o antigo Centro de Covenções do Ceará, na Avenida Washington Soares, em Fortaleza.
A informação é do reitor da Unifor, Randal Pompeu, em entrevista ao Blogdoeliomar, adiantando que, inicialmente, será entregue um museu, com cinco andares, que promete programação diversificada para a população.
Torres e teatro
Para o começo de 2026, segundo Randal, serão entregues torres acadêmicas da Unifor e, por último, um teatro, que terá capacidade para 1.200 lugares.
“Trata-se de um grande investimento feito pela Fundação Edson Queiroz, com o detalhe: usamos tecnologias inovadoras em termos de obras no Norte e Nordeste”, observa o reitor.
Complexo Cultural
O equipamento é uma homenagem a dois cearenses visionários, Yolanda e Edson Queiroz, que impulsionaram tanto o desenvolvimento socioeconômico quanto o fomento às atividades artísticas no Estado.
Trata-se de um megaprojeto que ocupa uma área de 87.652,25m² e contará também com auditórios e áreas de convivência, prometendo ser um importante centro de difusão cultural e acadêmica para a cidade.
O projeto também integra a formação dos alunos da Unifor, que tem na obra um grande laboratório para atividades práticas, trazendo um valor adicional ao processo de aprendizado prático.