Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Fortaleza ousou, torcida ousou, enquanto a imprensa cearense segue refém do xenocentrismo”

Nicolau Araújo é jornalista

“Ninguém se deslocou até o Pici ou ao Centro de Treinamento em Dias d’Ávila para acompanhar a expectativa de uma convocação de Pikachu ou Thaciano. Mesmo que não relacionados por Dorival Júnior, a matéria ainda renderia como uma quebra de paradigma”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.

Confira:

Causou-me indignação a convocação dos 23 jogadores da Seleção Brasileira que disputarão duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Equador, dia 6, no estádio Couto Pereira, e contra o Paraguai, dia 10, no estádio Defensores del Chaco.

Não, nada a ver com a ausência de Neymar, até porque pouco me importa se ele está em recuperação de lesão.

O sentimento de repulsa recai tão somente sobre os principais veículos de comunicação no Nordeste, principalmente nos estados do Ceará e da Bahia.

Alheios ao excelente momento do Fortaleza e do Bahia no Brasileirão, sendo que a equipe cearense também é destaque na Sul-Americana, tais veículos se limitaram a reproduzir a alegria e surpresa de Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo, de suas primeiras convocações. Ninguém se deslocou até o Pici ou ao Centro de Treinamento em Dias d’Ávila para acompanhar a expectativa de uma convocação de Pikachu ou Thaciano. Mesmo que não relacionados por Dorival Júnior, a matéria ainda renderia como uma quebra de paradigma.

Em todo o Nordeste, somente o Blogdoeliomar levantou o questionamento de uma ausência de olhar sobre o Fortaleza, que não recebeu “sequer uma sondagem à lista de Dorival Júnior, nem mesmo para um banco de reservas”. A mesma matéria também trouxe a convocação do zagueiro Guilherme Arana, do Atlético Mineiro, equipe com desempenho de zaga melhor que apenas cinco clubes, enquanto o Fortaleza possui a segunda melhor média de eficiência de defesa na temporada.

Uma outra grita sobre o descaso para com o desempenho do Fortaleza na atual temporada partiu do ex-jogador e atual comentarista Walter Casagrande, que apontou o fato como “fruto de um olhar limitado dos treinadores da seleção para o futebol nordestino”.

“Não tem um jogador do Fortaleza que mereça ser convocado já que a seleção brasileira não é mais aquela com um monte de craques como antigamente?”, afirmou o ex-jogador. “Se o Fortaleza fosse um time do Sul ou do Sudeste, na posição em que está, será que não teria nenhum jogador convocado?”, questionou.

Enquanto o rendimento do Fortaleza em campo e o espetáculo de sua torcida nas arquibancadas são manchetes na Argentina, no Paraguai e no Chile, o Nordeste brasileiro reproduz as manchetes da imprensa sulista, quando a vitória do Fortaleza sobre o Flamengo, em plano Maracanã, foi “um acidente”, quando a quebra da invencibilidade do Cruzeiro como mandante não ocorreu no Mineirão, quando a derrota de 3 a 0 do Palmeiras, no Castelão, foi por causa da ausência de dois ou três titulares.

Ah, sem falar que a liderança do Fortaleza no Brasileirão é sempre “provisória”, conforme a visão subjetiva de relativismo cultural…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Fantástica matéria do grande jornalista Eliomar de Lima
    Show

Mais Notícias