O Fortaleza sofreu a sua terceira eliminação na temporada, além da perda do título estadual, ao ser derrotado na noite desta terça-feira (19) para o Velez Sarsfield, por 2 a 0, no Estadio José Amalfitani, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Libertadores. Antes o Leão já havia sido eliminado da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, além de amargar o maior rival, Ceará, levantar a taça de campeão estadual. A equipe cearense também é o penúltimo colocado no Brasileirão, com mais de 70% de chances de rebaixamento, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
Apesar da derrota, o Fortaleza mais uma vez melhorou em campo com a entrada dos reservas, mas com a saída equivocada de Breno Lopes, que tem melhor rendimento com Pikachu e Allanzinho.
O Velez Sarsfield chegou à vitória com dois gols no primeiro tempo, por meio de Carrizo, logo aos 7 minutos de partida, que cabeceou sozinho a bola na grande área, em cruzamento da esquerda de Gomez. O segundo gol saiu aos 28 minutos, após passe preciso de Deyverson para o adversário Gordon, que encontrou Galvan entre a zaga para deslocar o goleiro Helton Leite.
O Fortaleza volta a campo na noite do domingo (24), a partir das 18h30min, no Castelão, diante do Mirassol, pela vigésima primeira rodada do Brasileirão.