Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fortaleza será sede de fórum regional sobre Logistica, Infraestrutura e Transportes

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante contribui com exportações. Foto: Arquivo

Fortaleza já está em contagem regressiva para receber o Nordeste Export – o fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes promovido pelo Grupo Brasil Export. O evento ocorrerá nos próximos dias 20 e 21 e são esperadas diversas autoridades do setor.

A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e o secretário nacional Alex Ávila são dois nomes confirmados. O encontro será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Segunda região mais populosa do Brasil e a que abriga o maior número de estados (nove), o Nordeste tem o desafio de aprimorar sua malha terrestre de transportes para aumentar a eficiência da movimentação de cargas e da mobilidade de seus habitantes e turistas.

Neste cenário, o desenvolvimento do transporte ferroviário é essencial, seja por ampliação das grandes linhas, seja pela adoção de short lines (ferrovias shortline são linhas de menor distância que servem para conectar pontos próximos, porém importantes, dentro da linha férrea) – este último assunto que precisa ganhar ainda mais projeção e será tratado de forma contínua pelo Brasil Export.

No primeiro dia de atividades do fórum regional será realizada uma visita técnica ao Porto do Pecém, que abriga a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, além das instalações do complexo.

Os painéis do Nordeste Export vão debater as diversas questões da região para além dos portos, como a infraestrutura aeroportuária e a democratização do transporte multimodal na operação de contêineres.

Eventos paralelos

O fórum também vai realizar mais uma edição do Infrajur, encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes, com abertura do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região e coordenador científico do conselho jurídico do Brasil Export, Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira.

Outro evento paralelo ao Nordeste Export será o Inova Export. Organizada pelo HUB Brasil Export em parceria com o Grupo Brasil Export, a atração tem como objetivo reunir os principais atores do setor de infraestrutura, logística, portos e comércio exterior para impulsionar a inovação, estimular o crescimento sustentável e fortalecer as parcerias estratégicas.

SERVIÇO

*Página oficial do fórum: https://forumbrasilexport.com.br/eventos/fortaleza-ce/

COMPARTILHE:
Mais Notícias
CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira (17) o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola. A medida foi tomada

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS que entraram em greve no Ceará, nesta terça-feira (16), pedem apoio à sociedade, especialmente às pessoas que buscam algum serviço e conhecem as dificuldades para a liberação

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Órgãos e entidades da Administração Pública Federal terão mais 90 dias para se adequar às novas regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (17)

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Para o Fortaleza, somente a vitória interessa para, enfim, ingressar no grupo da Libertadores. Para o Vitória da Bahia, somente os três pontos interessam para sair da porta da zona

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto que garante a implantação de bula digital nos medicamentos e que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

"Professora relata sequestro em veículo de aplicativo no Rio de Janeiro", aponta a jornalista e professora Sara York. Confira: A professora Ana Cláudia de Souza, da Universidade Federal de Santa