Categorias: Ceará

Fortaleza será sede do VII Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido

Há estiagem em alguns municípios. Foto: Marciel Bezerra

Fortaleza vai receber, a partir das 9 horas desta terça-feira (21), o VII Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS 2025). O evento reunirá, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará, no campus do Pici, pesquisadores, produtores rurais, gestores públicos e estudantes para debater o tema “Resiliência climática no Semiárido: conservação, estratégias de mitigação e adaptação”.

A abertura, marcada para as 9 horas, contará com a palestra inaugural “Gestão Integrada da Água no Semiárido: Inovação, Políticas Públicas e Resiliência Climática”, a ser ministrada pelo Professor-Doutor Francisco de Assis de Souza Filho (UFC). No período da tarde, o primeiro dia do evento será dedicado a uma ampla programação de minicursos, com temas que vão desde drones e sensoriamento remoto até energia fotovoltaica rural e práticas pedagógicas em educação ambiental.

Na quarta-feira, o foco se volta para as sessões técnicas e mesas-redondas. A partir das 8 horas, haverá sessão de pôsteres, seguida pela mesa “Mudanças Climáticas no Semiárido: Impactos, Desafios, Estratégias de Mitigação e Adaptação”. À tarde, a mesa “Gestão Sustentável dos Recursos Naturais no Semiárido” reunirá representantes da academia, de instituições públicas e do setor produtivo.

Na quinta-feira, o evento encerrará suas atividades destacando temas voltados à inovação tecnológica e à produção sustentável. Pela manhã, a mesa “Geotecnologias na Gestão dos Recursos Naturais do Semiárido” abordará o monitoramento da vegetação, do solo, da qualidade da água e o uso de drones como ferramentas estratégicas. No período da tarde, a mesa “Produção Sustentável no Semiárido frente às Mudanças Climáticas” destacará o papel da agroecologia, da pecuária adaptada e do uso eficiente da água na sustentabilidade da produção regional.

Francisco de Souza Filho é professor-doutor da UFC.

O evento será finalizado com a sessão de pôsteres, a premiação dos melhores trabalhos e a elaboração do documento de encerramento, prevista para as 17 horas.

Realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Associação Cearense do Semiárido (ACS), o SBRNS 2025 é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA/UFC) e pelo Grupo de Pesquisa MASSA/UFC.

SERVIÇO

*Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará – Ac. Público, 913 – Campus do Pici- Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais