Categorias: Saúde

Fortaleza será sede do XIX Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia

Christiane Muniz, presidente da SBOT/CE. Foto: Divulgação

O Ceará vai ser sede, pela segunda vez, do XIX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (CNNOT), nos dias 5 a 7 de setembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Na mesma ocasião, serão realizados o II Congresso Cearense de Medicina Esportiva e o V Congresso das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará. São aguardados cerca de 500 médicos ortopedistas e traumatologistas de diversas partes do país, especialmente do Norte e Nordeste do Brasil, para três dias de muitos aprendizados, atualizações, vivências profissionais e trocas de experiências.

“É com muita honra e alegria que estamos recebendo, pela segunda vez, o Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia. Estamos muito felizes de reunir colegas, de tantas partes do Brasil, que fazem um trabalho tão importante para a nossa categoria e, acima de tudo, para a população”, destaca Christine Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE), organizadora do Congresso.

Programação

A programação do CNNOT foi pensada para contribuir com o aprimoramento e a atualização profissional dos ortopedistas e traumatologistas, com a participação de renomados palestrantes.

No dia 5 de setembro, no Módulo I serão abordados diversos temas de atualização em medicina esportiva, como “Tendinopatias”, “Instabilidade do ombro e do tornozelo”, “Lesões do quadril” e “Lesões do joelho”.

No dia 6 de setembro, a programação continua com as temáticas “Lesões de clavícula e cotovelo” (Módulo V), “Lesões ligamentares do joelho – como eu faço” (Módulo VI), “Lesões condriais” (Módulo VII) e “Lesões da mão no esporte” (Módulo VIII).

No último dia do Congresso, haverá um curso de atualização de Coluna, abordando as lesões mais frequentes no atleta. Paralelamente, serão abordadas “Lesões específicas de cada modalidade esportiva” (Módulo IX) e a “Aula Magna” (Módulo X), que vai tratar do Desafio de fazer Artroplastia no atleta (joelho, ombro e quadril).

Medicina esportiva

O II Congresso Cearense de Medicina Esportiva vai abordar temas de alta relevância para os ortopedistas que lidam com esse segmento, como “Cardiologia do esporte”, “Doping e uso de EAA”, “Nutrologia Desportiva”, “Fisiologia do esporte”, “Esporte Paralímpico e transplantados”, “Procedimentos guiados/ortobiológicos” e “Atividade física no idoso”.

Colig 2024

O Colig CE 2024 também será composto por temas que vão contribuir para a atualização dos ortopedistas, como “Lesões esportivas”, “overtraining”, “Fraturas mais comuns da ortopedia”, “Tendinites”, “Ortopedia pediátrica”, “Diagnóstico por imagem em ortopedia” e “Cardiologia esportiva”.

SERVIÇO

*Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza

*https://cnneot.com.br/

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais