Categorias: Política

Fortaleza tem orçamento reforçado na área da proteção animal

Duas emendas do vereador Erich Douglas foram aprovadas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza ganhou reforço, por meio de duas emendas apresentadas pelo vereador Erich Douglas e já aprovadas no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, no campo da proteção animal.

A primeira emenda cria o eixo estratégico de Proteção e Bem-Estar Animal dentro das diretrizes que orientam a elaboração do orçamento da cidade. A medida reconhece a importância de políticas públicas voltadas à defesa dos animais, ao controle populacional ético, à prevenção de maus-tratos, à promoção da guarda responsável e à saúde animal.

Já a segunda emenda avança ao determinar que o Anexo de Metas e Prioridades da LDO contemple indicadores e ações específicas para a área. Entre os pontos previstos estão a ampliação progressiva das castrações de cães e gatos, a expansão do atendimento veterinário público e gratuito, o fortalecimento de campanhas educativas sobre bem-estar animal e o apoio a iniciativas de resgate, reabilitação e adoção responsável.

Na prática, as mudanças servem como orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento que definirá quanto será investido em cada política pública ao longo de 2027. A expectativa é que a inclusão dessas diretrizes facilite a destinação de recursos para programas e ações voltados à causa animal.

Para defensores da causa, a aprovação das emendas representa um passo importante para transformar demandas históricas em compromissos efetivos de gestão. “A previsão de metas e indicadores também permitirá acompanhar de forma mais transparente a execução das ações previstas e os resultados alcançados ao longo do próximo exercício orçamentário”, explica o vereador Erich Douglas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais