O Fortaleza salvou o Bahia do rebaixamento à Série B, no ano passado, quando derrotou o Santos, na última rodada do Brasileirão, por 2 a 1, em plena Vila Belmiro. Este ano, manteve o time baiano na vice-liderança, ao derrotar na sétima rodada o Athletico Paranaense, por 1 a 0, no PV. Na rodada seguinte, foi derrotado pelo Bahia, por 1 a 0, em Salvador. Na última rodada, atropelou o Palmeiras, no Castelão, por 3 a 0, e impediu o Verdão de superar o tricolor baiano na tabela de classificação.
Mas, neste domingo (30), no momento em que poderia haver uma pequena retribuição, o Bahia deixou o Fortaleza somente 9 minutos na zona da Libertadores, quando o Leão abriu o placar no Castelão, diante do Juventude, aos 21 minutos, em cobrança de pênalti de Lucero. A alegria durou apenas 9 minutos, quando o Bahia não conseguiu segurar o São Paulo, que inaugurou o placar no Morumbi, aos 30 minutos, com gol de Calleri. A equipe paulista acabou vencendo por 3 a 1, resultado que expulsou o Fortaleza do G6.
Mesmo assim, o Leão seguiu cumprindo o seu papel e ampliou ainda no primeiro tempo, nos acréscimos, com Pikachu. Na segunda etapa, a equipe cearense voltou irreconhecível e o Juventude descontou com Ewerton, aos 30 minutos. Com a vitória por 2 a 1, o Fortaleza bate à porta do G6 e poderá entrar de vez, na quarta-feira (3), em São Januário, contra o Vasco.