Com o título “Fortaleza: a capital da Inovação e da Inteligência Artificial”, eis artigo de Acrísio Sena, presidente do Instituto Centec, historiador e ex-deputado estadual. “O prefeito eleito Evandro Leitão (PT), ao propor na campanha o projeto Horizontes Digitais, política que visa qualificar jovens da periferia em tecnologias de ponta, demonstrou que a questão será prioritária na sua administração”, expõe o articulista.
Confira:
Nesse momento de transição política na capital, não podemos deixar de chamar atenção para o que pode ser uma das grandes marcas da futura gestão Evandro Leitão/Gabriela Aguiar: tornar Fortaleza a capital nacional das tecnologias da informação e da Inteligência Artificial. Já temos experiências e cases de sucesso que devem ser discutidos.
Desde 2023, o Instituto Centec, em parceria com IFCE, Funcap e Iracema Digital, vem realizando em todo Ceará qualificações exitosas nas áreas de tecnologia de prompt, desenvolvedor de web, designer educacional, cibersegurança, games e drones – em breve, o Centec vai inaugurar o seu primeiro território de inovação em Fortaleza.
Não fica por aí. O distrito de inovação, a ser construído pelo governador Elmano, reunindo várias empresas de TI, focadas em IA, se tornará realidade na Praia do Futuro e vai exigir recursos humanos capacitados para mobilizar essas ferramentas.
A Prefeitura de Fortaleza pode coordenar uma rede de primeira linha, tais como: Sebrae, Iracema Digital, Funcap, IFCE e Centec. O caminho já começou a ser trilhado.
O prefeito eleito Evandro Leitão (PT), ao propor na campanha o projeto Horizontes Digitais, política que visa qualificar jovens da periferia em tecnologias de ponta, demonstrou que a questão será prioritária na sua administração.
A grande questão agora é transformar esse poderoso ecossistema de inovação em oportunidades reais para a nossa juventude.
*Acrisio Sena
Presidente do Instituto Centec, historiador e ex-deputado estadual.
Uma resposta
A prefeitura nunca considerou o cidadão como colaborador para apontar problemas na cidade. Não há um aplicativo para que se faça reclamação ou sugestão para melhorias, sempre voltadas para a comunidade. Só contam com o telefone 156 e é sempre trabalhoso a atendente compreender e o cidadão também. O povo só conta com a imprensa para denunciar os problemas de lixo, iluminação, pavimentação ou problemas de trânsito. Que o novo prefeito apresente ao fortalezense um aplicativo para que a população seja seu colaborador.