Categorias: Ciência

Fóssil de formiga com 113 milhões de anos, levado do Crato, é o mais antigo da espécie no mundo

Colecionador conseguiu fóssil retirado do Crato e pensou se tratar de uma vespa. (Foto: Reprodução)

Um fóssil doado ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo revelou ao mundo a espécie de formiga mais antiga, tendo mais de 13 milhões de anos que a espécie anteriormente descoberta na França. O curioso é que o fóssil estava em poder de um colecionar, desde os anos 1980, levado do município do Crato, na Cariri cearense, que acreditava se tratar de uma vespa.

A espécie, com cerca de 113 milhões de anos, é da extinta formiga-do-inferno, com cerca de seis vezes da média do tamanho das atuais formigas.

Outra curiosidade é que a espécie encontrada no Crato se encontra em calcário, não em âmbar, como todas as demais espécies antigas já encontradas.

Com mandíbulas em forma de foice e comportamento predatório, a formiga-do-inferno viveu na época dos dinossauros.

(Blogdoeliomar com Agências)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais