Os coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, em busca de apoio dos parlamentares para a campanha salarial de 2025.
No gabinete da deputada estadual Martinha Brandão (Cidadania), que tem um histórico de lutas sindicais, as representantes Ravenna Guimarães (Sasec), Ritinha Bacana (Asseec) e Audrey Petrola (Sinsempese) apresentaram a pauta geral de reposição salarial de 8,67% e discutiram reivindicações específicas conquistadas no atual governo, como a ascensão especial para a área da educação.
Martinha Brandão abordou pleitos da saúde que aguardam execução há 12 anos e falou sobre o processo de mobilização das bases, além de discutir temas como concurso público, mesas de negociação, atualização dos valores das diárias e o fim do teto para o auxílio-alimentação.
Em seguida, o grupo procurou o líder do governo na Casa Legislativa, deputado Romeu Aldigueri (PDT), e deixou o documento com a assessoria do parlamentar.
No gabinete do deputado Renato Roseno (PSOL), os coordenadores manifestaram preocupação com o recurso insuficiente destinado pelo governo para a manutenção do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e com a taxação previdenciária dos aposentados.
Os representantes sindicais solicitaram ainda uma audiência pública para debater a pauta, demanda que também foi apresentada ao deputado De Assis Diniz (PT), com o objetivo de agilizar o processo, considerando que a data-base é 1º de janeiro.