Fuaspec busca retomada das mesas de negociação do governo Elmano

Fuaspec quer retomada das mesas de negociação com o governo

As entidades representativas associadas ao Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) estiveram reunidos nesta terça-feira (18), na Fundação Sintaf, em sessão plenária para debater pautas gerais do serviço público, além do planejamento de públicos ainda no mês de junho.

As questões salariais, que, segundo análise do Dieese, não correspondem à reposição das perdas inflacionárias, é uma das pautas prioritárias, diante do não pagamento retroativo da data-base, uma garantia prevista na legislação para o dia 1º de janeiro.

O Fórum reclama ainda da ausência de reuniões da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), que é o instrumento de negociação das pautas gerais no serviço público, mas permanece paralisada desde março. Há também relatos de algumas mesas setoriais paradas.

Os coordenadores também debateram sobre casos de assédio moral, ações judiciais e administrativos contra sindicalistas e a necessidade de novos concursos públicos para suprir a carência de servidores em diversas áreas.

“Não há diálogo concreto no governo. Estamos há três meses sem qualquer comunicação nas mesas de negociação. Um verdadeiro absurdo”, declarou Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fuaspec.

Participaram da reunião representantes do sindicato dos fazendários, educadores administrativos, docentes da UECE, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, assistentes sociais, veterinários, técnicos do desenvolvimento agropecuário, assistência técnica rural, superintendência de obras públicas e policiais penais.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais