Categorias: Ceará

Funai autoriza Idace a demarcar terras indígenas; no pacote, área dos Tapeba

Povo Tapeba - Uma luta de décadas

Finalmente o processo de demarcação física de quatro terras indígenas no Ceará saiu do papel. Essa reivindicação superava 40 anos.

No último dia 1º de novembro, em Caucaia (RMF), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ao lado do governador Elmano de Freitas e da presidente da Funai, Joênia Wapichana, assinou a autorização para que a Superintendência do Instituto do Desenvolvimenteo Agrário do Ceará (Idace) possa tocar essa ação.

Segundo João Alfredo, titular do Idace, ficou acertado que estão nesse pacote as seguintes areas para demarcação: Jenipapo Canindé, em Aquiraz; Pitaguary, entre Pacatuba e Maracanaú; Tapeba, em Caucaia; e Tremembé de Queimadas, em Acaraú.

“Foi uma grande vitória para os povos ind[igenas do Ceará. Há casos como o dos Tapeba, que isso é aguardado há 40 anos. Nós vamos tocar essa processo, com apoio da Funai, e, logo após esse trabalho tudo será homologado pelo presidente Lula”, destacou para o Blogdoeliomar o titular do Idace, João Alfredo.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais