Categorias: Ciência

Funceme reforça previsão climática com novo “supercomputador”

Um supercomputador para reforçar a previsão climática. Foto: Divulgação

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na véspera dos seus 52 anos, acaba de ganhar um presentão: um novo cluster de computadores para processamento de dados, no que reforçará as previsões climáticas no Estado. Esse novo cluster tem sistema dedicado de conexão com alta velocidade entre os elementos das máquinas integradas, proporcionando um rendimento elevado.

“Essa aquisição representa um avanço no processamento de modelos climáticos na Funceme, principalmente na previsão sazonal, que vai de 3 a 4 meses. Com esse equipamento, a instituição vai estar apta a processar mais modelos, com maior complexidade e com maior resolução espacial (capacidade de resolver processos dinâmicos e físicos da atmosfera de menor escala espacial)”, explica o pesquisador e doutor em Meteorologia, Francisco Vasconcelos Júnior.

Até então, a instituição já realizava simulações de previsão sazonal com um modelo global uma vez ao mês. Já com o novo sistema, por sua vez, será possível realizar simulações duas vezes ao mês e com dois modelos globais, além de utilizar modelos climáticos regionais com maior resolução espacial ainda.

O investimento realizado pela Funceme em estudos e tecnologia vem de acordo com as necessidades dos dias atuais, afinal, é necessário prever eventos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, entre outros, com maior frequência. A capacidade de processar grandes volumes de dados rapidamente ajuda os pesquisadores a entender melhor os padrões climáticos em um clima em mudança.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais