Categorias: Trânsito

Funerária cerca calçada baixa e reabre polêmica sobre uso do espaço público

Funerária passa a impedir uso de calçada baixa: certo ou errado?

Motoristas foram surpreendidos nesta terça-feira (10) com o cerco da calçada baixa de uma funerária no cruzamento da avenida Heráclito Graça com a rua Rodrigues Junior, no Centro, diante do impedimento do uso do espaço público.

O estabelecimento alega ser responsável pelo espaço de calçada e diz que o local somente deve ser usado por clientes.

A situação reabre uma polêmica que varia de cidade para cidade, sobre o direito do uso da calçada para fins de estacionamento.

Muitos entendem que a calçada baixa é a calçada estendida e, portanto, de uso público, desde que não impeça o tráfego de pedestres e ainda não obstrua entrada e saída de veículos. Outros apontam que parte da calçada baixa faz parte da área do imóvel ou do estabelecimento e que o proprietário teria direito a controlar o estacionamento.

No entanto, nos dois casos não há como guinchar ou multar o veículo estacionado em calçada baixa, desde que não interfira no fluxo de pessoas ou veículos.

Com a palavra a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.
Postagem relacionada

Esse website utiliza cookies.

Leia mais