Um caso inusitado, que poderia ser roteiro da série Cine Holliúdy, na cidade fictícia de Pitombas (interior do Ceará), ocorreu na virada do Ano Novo, no município de Aratuba, no Maciço de Baturité, a 132 quilômetros de Fortaleza. Pouco antes da virada de 2023 para 2024, um homem parou o veículo e levou as 10 baterias de fogos silenciosos. O crime foi testemunhado pelo responsável por acender os artefatos e pessoas em volta.
De acordo com os primeiro levantamentos de policiais da 3ª Companhia do 4° Batalhão, o crime teria motivação política, diante do acirramento nas últimas eleições, quando o prefeito Joerly Rodrigues Vitor (Republicanos) venceu a disputa por apenas 44 votos, em um total de quase 10 mil votantes.
Segundo a Polícia, o suspeito do furto seria um candidato a cargo eletivo no pleito de 2020, quando as baterias foram encontradas em um terreno baldio nas proximidades da casa dele. Mesmo com o material recuperado, a queima de fogos não ocorreu porque as baterias passaram a ser objeto de crime e foram encaminhadas à Delegacia de Canindé, que ficará à frente do inquérito.
Por meio das redes sociais, o prefeito Joerly Vitor mostrou indignação do crime ao qual classificou como “um atentado contra a população de Aratuba” e disse que o caso deverá ser de furto qualificado (2 a 8 anos de prisão e multa), por se tratar de dano ao bem público.