Com o título “Futuro é miragem que não devemos querer que se revele”, eis crônica de Ana Márcia Diogenes, jornalista e escritora. Ela estreia neste domingo no Blogodleiomar com seu estilo leve e encantador.
Confira:
Futuro é um tempo que ousou sair vivendo, sem pensar que chegaria ao tal amanhã. Aquele tempo que está sempre driblando o presente, meio que esnobando as cobranças que marcam as decisões. Pilates? Dieta? Vitaminas? Estudo? Poupança?
É como se vivêssemos com a faca no pescoço para garantir mais tempo para que o tempo chegue. Ouço sempre a pergunta: tudo em dia? Antes de dar qualquer resposta ao cobrador da vida alheia, penso qual o dia está na berlinda da vez. Os que vivi sem pensar no amanhã? Estes mais próximos, em que me equilibro entre o ontem e o que penso estar por vir? Ou os que são apenas páginas que posso ou não vir a viver, como em um livro que eu tivesse querendo adivinhar o final?
Tenho uma amiga que dizia que se até os 25 anos não encontrasse um amor, ia se subtrair da vida. Ela deve estar com uns 50 e poucos anos. Encontrou o tal amor, desencontrou-se dele, reencontrou a si depois de vários amores. Só tem somado vida a seus dias. O amanhã virou apenas o dia seguinte.
Sempre que lembro dela, vejo o quanto uma pessoa pode perder quando joga muita expectativa no que não está no nosso controle, como é o futuro. Lembro do meu pai, que aconselhava os mais próximos de que guardar para o futuro era bom, mas que pensar em viver só em função dele parecia fazer da vida uma caminhada sem presente.
Se a gente se tocasse que o futuro representa a aproximação do esgotar do nosso tempo, ia colocá-lo no seu devido lugar: uma miragem. E querer que nunca chegasse. Passaria a curtir mais o agorinha e as memórias que nos trouxeram até aqui. E era só isso que deveria nos bastar.
*Ana Márcia Diógenes
Jornalista e escritora, especialista em Literatura, Artes e Filosofia; Responsabilidade Social e Psicologia Positiva; mestra em Políticas Públicas.
Tem nove publicações, que podem ser encontradas no linktree do perfil @namarcia , no Instagram. Também está no YouTube, no perfil anamarcia.diogenes e no threads, em @namarcia
*Mais sobre Ana Márcia no Podcast Blogdoeliomar aqui.