Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado até o dia 24 de novembro

Alunos em clima de expectativas: Foto - Agência Brasil

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no último domingo (5) precisarão esperar mais um pouco para conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas. Eles serão divulgados até o dia 24 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 2,8 milhões de candidatos fizeram as primeiras provas do exame nesse final de semana. O Enem seguirá sendo aplicado no próximo domingo (12).

Segundo o Inep, apenas após o fim da aplicação das provas é que será possível ter acesso ao gabarito oficial e aos cadernos de provas, que serão divulgados na internet, na página do Inep. Já o resultado final será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante.

Nesse domingo, os estudantes fizeram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No próximo, dia 12, farão as provas objetivas de ciências da natureza e matemática.

As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem também pode ser usado para estudar no exterior.

Correção

Após a realização das provas, o consórcio aplicador do Enem recebe os malotes, e as equipes separam e digitalizam o cartão-resposta e a folha da redação de cada candidato. Todo o processo é monitorado por câmeras de segurança em tempo integral. Serão corrigidas somente as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova.

O sistema é conhecido como método antichute. Na prova objetiva do Enem, a nota não é calculada levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis.

Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada. A recomendação de professores é, portanto, que os estudantes garantam as questões fáceis e médias das provas antes de dedicar mais tempo às difíceis, para assegurar a coerência.

Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Os valores máximos e mínimos de cada prova dependerão das características dos itens selecionados.

Prova de redação

No Enem, somente a prova de redação tem valor máximo, 1 mil. Essas provas são corrigidas por pessoas especializadas. Cada prova passa por dois corretores. Caso haja diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

As notas da redação só serão conhecidas em janeiro, na divulgação dos resultados individuais. Após a divulgação dos resultados, em data ainda a ser divulgada, os participantes poderão ter acesso a correção detalhada da prova de redação. A vista da prova é apenas para fins pedagógicos, para que o participante tenha acesso aos erros cometidos. Não é possível entrar com recurso.

(Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
PT de Maracanaú sinaliza apoio à reeleição de Roberto Pessoa e veta filiação de Júlio César

PT de Maracanaú sinaliza apoio à reeleição de Roberto Pessoa e veta filiação de Júlio César

O PT de Maracanaú não chegou a um consenso sobre o apoio ao projeto da reeleição do prefeito Roberto Pessoa (União Brasil), em reunião do Diretório Municipal, nesta segunda-feira (4),

Bom de Bola – Ivan Bezerra e o futuro de Vojvoda

Bom de Bola – Ivan Bezerra e o futuro de Vojvoda

Técnico Vojvoda admite ter recebido  propostas de outros clubes, embora tenha contrato com o Fortaleza até final de 2024

Cagece apresenta relatório sobre Praia de Iracema e nega que seja responsável por poluição

Cagece apresenta relatório sobre Praia de Iracema e nega que seja responsável por poluição

A Cagece apresentou na tarde desta segunda-feira (4), em um prédio empresarial na Aldeota, o relatório sobre ligações irregulares na rede de drenagem na Praia de Iracema, que resultaram na

Comitiva de parlamentares brasileiros viaja para a COP 28; no grupo, André Figueiredo

Comitiva de parlamentares brasileiros viaja para a COP 28; no grupo, André Figueiredo

Uma comitiva de parlamentares brasileiros vai participar da COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mundial sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Terá à frente o

Audiência pública sobre Campanha Salarial 2024 superlota auditório da Alece

Audiência pública sobre Campanha Salarial 2024 superlota auditório da Alece

Servidores públicos estaduais superlotaram o auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde desta segunda-feira (4), para a audiência pública da Campanha Salarial 2024. O requerimento foi do

Ipea abre nesta terça-feira inscrições para concurso

Ipea abre nesta terça-feira inscrições para concurso

As inscrições para o concurso público do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, começam nesta terça-feira (5) e vão até 10 de janeiro.