Hoje é o Dia Nacional do Gari.
Em Fortaleza, a data é lembrada pelo Seeaconce, sindicato que representa esse segmento profissional.
Segundo a entidade, os trabalhadores, que atuam debaixo de sol e de chuva, noite e dia, têm o que comemorar. Houve a conquista de reajuste real na Convenção Coletiva de Trabalho 2025. O percentual total de correção (reposição da inflação, mais reajuste) para as faixas salariais iniciais foi de 7,5%.
Também foi conquistado reajuste real na grande maioria dos direitos e benefícios assegurados em convenção coletiva, como vale-alimentação e cesta básica, ajuda de custo, além do adicional de insalubridade.
Penha Mesquita, presidente do Seeaconce, destaca: “Conseguimos, felizmente, com muita luta, avançar em melhorias como reajuste salarial real e também valores melhores para os diversos direitos. Isso é fruto da luta dos trabalhadores, da presença da base, de cada um e cada uma que está junto com o sindicato nessa batalha, nas visitas aos locais de trabalho, nas manifestações, nas assembleias, mostrando para os patrões que estamos unidos e fortes e que é preciso respeitar quem trabalha e melhorar as condições de vida desse trabalhador, dessa trabalhadora”, ressalta.