Categorias: Política

Gastos com pets poderão ser reduzidos no imposto de renda, propõe José Airton Cirilo

José Airton Cirilo é deputado federal pelo PT do Ceará. Fotos: Reprodução Blogdoeliomar

“Quem cuida com amor não pode ser penalizado com altos custos. Pet é parte da família, e família a gente protege! Os animais domésticos hoje são reconhecidamente membros da família. A proposta reconhece esse vínculo e busca aliviar os custos com cuidados veterinários, muitas vezes onerosos, mas essenciais para a saúde e o bem-estar dos pets”.

A observação é do deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), autor da proposta que garante o direito de deduzir do Imposto de Renda os gastos com tratamento veterinário de animais domésticos, uma iniciativa inédita no Congresso Nacional.

Para que a dedução seja permitida, o contribuinte deverá apresentar certidão de registro do animal emitida por cartório de Registro de Títulos e Documentos.

“O PL 29/2025 é um avanço importante para milhões de brasileiros que cuidam de seus animais com dedicação e enfrentam dificuldades para custear tratamentos veterinários”, apontou o parlamentar cearense.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais