Com o título “Gente que faz acontecer – Parte 2”, eis artigo de Ernesto Antunes, consultor empresarial do Sebrae e Senai e autor do livro “Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso”.
Confira:
Depois de ter reconhecido lideranças que fazem ou fizeram acontecer em suas áreas de atuação no Ceará, como Acrísio Sena, Joaquim Cartaxo, Alci Porto, Assis Cavalcante, Ricardo Cavalcante, Maia Júnior, Vladyson Viana e Anya Ribeiro, trago outros nomes que também se destacam em suas áreas de atuação.
Como amante de esportes, especialmente do futebol, não poderia deixar de mencionar o atual CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, que, com muito profissionalismo e dinamismo, elevou o nível de competitividade do futebol cearense, com gestões vencedoras, levando e mantendo com maestria o Fortaleza Esporte Clube na Copa Libertadores, competição mais importante e rentável do continente sul-americano.
Também não poderia deixar de lembrar de líderes empresariais, como Beto Studart, que obteve sucesso como empresário, diversificando negócios e fundando um hub voltado para startups e aceleradoras, ofertando oportunidades para os mais jovens.
Falando no meio empresarial, alguns profissionais também conseguiram mudar a visão sobre a forma de se fazer consultoria, como o professor e administrador Airton Oliveira, que disseminou
seu lema de processos por resultados e indicadores, mudando o conceito de consultoria empresarial eficaz.
Ainda dentro desse contexto, cito a farmacêutica Maria da Penha, que, por meio de sua lei, tornou-se símbolo na defesa das mulheres que sofrem violência doméstica, sendo hoje uma referência nacional.
Já no meio acadêmico, não posso deixar de mencionar o ex-reitor José Teodoro Soares, que, com grande visão de longo prazo, conseguiu interiorizar e romper barreiras ao criar franquias da Universidade Vale do Acaraú, levando o ensino universitário a regiões que não tinham e dificilmente teriam acesso a uma graduação superior.
Também reconheço o talento como gestor do competente Régis Cavalcante Dias, que sempre esteve aberto a ouvir e a fazer acontecer no que se propôs a realizar como Articulista do Sebrae e agora na iniciativa privada.
No meio político, destaco a atuação do senador Luis Eduardo Girão, que tem conseguido honrar seu cargo, fiscalizando e votando projetos em benefício da população que o elegeu e confiou.
No segmento artístico, destaco a figura de David Valente, um verdadeiro exemplo de superação e talento. Músico, tecladista, cantor e compositor, David é portador de uma deficiência física que impede o uso das mãos. No entanto, isso não o impediu de seguir seu sonho na música. Ele encontrou uma forma única de tocar teclado: com os dedos dos pés. Sua dedicação e paixão pela música são inspiradoras, emocionando o público em cada apresentação.
Recentemente, ele foi um dos destaques do programa Caldeirão com Mion, onde seu talento foi reconhecido em nível nacional. Seu carisma e sua força de vontade são contagiantes, e ele segue fazendo acontecer, transformando desafios em conquistas.
Portanto, fazer acontecer nesse mundo, deixando verdadeiros legados, é um grande desafio ou, como afirma Matheus de Morais Alves: “Você levanta e faz acontecer ou volta a dormir e continua sonhando.”
*Ernesto Antunes
Consultor Empresarial do Sebrae e Senai e autor do livro “Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso”.
Ver comentários (1)
Nomes que merecem essa lembrança.