O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira, em suas redes sociais, a saída de Samuel Elânio, da pasta da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
Ao mesmo tempo, informou de imediato o substituto: o delegado Roberto Sá
Elmano agradeceu Samuel pela dedicação e trabalho realizado e desejou “sucesso” ao novo secretário Roberto Sá “na missão de enfrentar fortemente a criminalidade e proteger os mais de nove milhões de cearenses”.
Perfil
Roberto Sá é Delegado da Polícia Federal e Tenente-Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), da Reserva Não-Remunerada. Foi Secretário de Estado de Segurança Pública no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Antes de assumir como Secretário de Segurança do RJ, foi Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional. Natural de Barra do Piraí/RJ, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
É especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (MLG), com módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e também é pós-graduado em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas (MPA Executivo).
Possui certificação do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (ICS) níveis 100, 200, 300, 341 e do Centro de Operações de Emergência (EOC), todos da Guarda Costeira dos Estados Unidos, além do Curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, pela Unidade de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano, em parceria com a SENASP.
Também integram seu currículo o Curso de Planejamento Estratégico, pela Academia Nacional de Polícia (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica. Participou do Programa “O Papel das Políticas Públicas para o Desenvolvimento do País”, fruto de uma parceria entre a Universidade de Stanford e o Insper; do “Programa Internacional de Liderança para Visitantes” (IVLP), realizado pelo Departamento de Estado Americano; e do Seminário de Segurança Pública realizado pelo Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv, onde os seguintes temas foram abordados: contraterrorismo, inteligência, segurança em eventos e gestão de crises.
Durante sua permanência como Oficial da PMERJ, se especializou em diversos cursos, sendo o primeiro colocado no Curso de Operações Especiais (COEsp) do BOPE, onde serviu e foi instrutor, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Cursou, ainda, Salvamento em Montanhas (CBMERJ), Escalador Militar (EB), Segurança de Autoridades e Dignitários (FAB) e Educação Física (PMMG e PUC/MG). Permaneceu na PMERJ até alcançar o posto de Tenente-Coronel, quando deixou a Corporação para tomar posse no cargo de Delegado de Polícia Federal.
VAMOS NÓS – Essa exoneração deve abrir uma série de outas mudanças que o governador deverá fazer em sua equipe.
Uma resposta
Finda-se uma fase de trevas para a segurança pública do Ceará. Boa sorte ao novo secretário, que seja justo em suas decisões, lúcido, que se assessore por pessoas competentes e bem intencionadas e que limpe a casa, caso contrário incorrerá na mesma desgraça que o anterior.