O governador Elmano de Freitas anunciou, durante conversa com internautas em suas redes sociais, nesta quarfta-feira, o chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde para a rede pública do Ceará. A convocação encerra a primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos.
Desta maneira, fica concluido o ano convocando, ao todo, dois mil concursados da área: 600 em maio, 600 em setembro e 800 neste mês de dezembro.
A publicação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE) da proxima sexta-feira (29).
Lotação
Os profissionais serão direcionados para o Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará e unidades da Rede, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC), entre outros. A categoria de profissionais da área assistencial inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácia.
Cirurgias
Sobre o mutirão de cirurgias eletivas, Elmano de Freitas destacou a redução da fila de 68 mil para 17 mil pessoas e adiantou que em 2024 a fila de procedimentos em ortopedia deve receber chamamento e orçamento específicos para agilizar o andamento nesta especialidade.
Para o próximo ano, Elmano também adiantou que realizará a implementação do plano estadual de oncologia, agradecendo emendas de parlamentares cearenses, e previsão de novas unidades pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.