Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo do Estado realiza pré-soltura de animais vítimas de tráfico

Hora de ganhar a liberdade. Foto: Divulgação

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), em parceria com o Ibama, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e ONG Instituto Pró-Silvestre (IPS), realizou a pré-soltura de quatro macacos-prego na zona rural do Ceará, na região do Sertão Central. Vítimas de tráfico, os animais silvestres passaram por processo de reabilitação e agora vão se readaptar ao seu habitat natural. A ação ocorreu na última segunda-feira.

“Estamos aqui para possibilitar que os animais silvestres tenham o melhor retorno deles à natureza. A translocação dos macacos ao recinto pré-soltura foi um sucesso. É a primeira vez que o Ceará realiza um suporte tão cauteloso de animais silvestres ao recinto pré-soltura”, pontua Karine Montenegro, que integra a célula de animais silvestres da Sepa.

Os macacos estão sendo reabilitados para voltar à natureza pela ONG Instituto Pró-Silvestre, desde 2022, quando foram resgatados, explica Karine. “É um processo com várias etapas, já são dois anos em que os animais vêm sendo reabilitados até chegar ao recinto que antecede a soltura”.

Os animais foram transportados em segurança para o recinto de pré-soltura, acompanhados de uma equipe de profissionais e alimentos, água e vitaminas. Durante o processo de pré-soltura, os animais ficarão num recinto do IPS imerso na zona rural, com todo o suporte necessário para a readaptação e soltura definitiva, que deve acontecer em um mês.

O recinto foi todo projetado para esse processo de readaptação, com áreas livres, ampla oferta de alimentos e água, espaço fechado para proteção nos dias de chuva e incentivo para troca de contato com macacos que já vivem livremente no local.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Edital do MEC diz como será o primeiro Enade das Licenciaturas

Edital do MEC diz como será o primeiro Enade das Licenciaturas

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado

“Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e violência”

“Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e violência”

Com o título "Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e da violência", eis artigo de Haroldo Barbosa, jornalista. "A violência contra mulheres atinge todas

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

o espetáculo ‘Elis, A Musical’ poderá ser visto no período de 13 a 15 de setembro deste ano, no Cineteatro São Luiz. Desde a estreia, em 2013, o musical alcançou

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Novo, senador Eduardo Girão, confirma para 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira, a convenção que